sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Até logo...
Aqui tivemos a participação de pessoas como: Carla Dourado, Emerson Oliveira, Simone Vaz, Jéssica Almeida, que passaram um pouco daquilo que sabiam e aprendiam ao longo de seus cursos.
Hoje, porém, o blog vai se despedindo com a certeza de que a saudade virá, mas que sempre que possível estaremos postando algumas notas. É com pesar que digo que as postagens diárias não estão sendo mais possíveis, daí o blog vai passar por algumas mudanças, que ainda vão demorar, mas que modificarão sua funcionalidade.
Ainda sim, aqueles que desejam fazer qualquer denúncia poderão envia-las para o endereço eletrônico: suzanonews@gmail.com , nele nos iremos receber as sugestões e até criticas posteriores a essa despedida.
Obrigado a todos os que acompanharam e participaram deste sonho que um dia será maior, esperamos estar juntos novamente em breve.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Visão: Eternidades da Semana
Por: Suzano Almeida
Ao contrario do resto do país o Distrito Federal não possui eleições municipais, o que cá para nos é um alívio, mas o fato de estarmos no centro do poder conduz nossos olhos no mínimo para as eleição dos grandes centros, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e o que mais incomoda nossos ouvidos são as noticias de ameaças e assassinatos de candidatos. O Rio de Janeiro, que passa por tempos difíceis, teve mais uma prova do seu pior veneno: a guerra civil em que o estado se encontra e que não é de hoje, mas de anos a fio.
Mais um político foi assassinado, e mesmo com a presença da Força Nacional e do Exercito os criminosos não se intimidam e continuam mandando e desmandando nas favelas e comunidades do estado. Não podemos também esquecer que essa é uma prática que ocorre em outros estados do país, e não é exclusividade do Rio.
A democracia é ameaçada dia após dia, e a população eleitora é vitima da omissão dos governantes que não possuem políticas de combate a violência e ao tráfico, e a única coisa que sabem é usar a força, não lembram que todo esse "exercito", que se levanta contra o Estado, só existe porque não são feitas políticas de base.
Quando se fala em políticas de segurança publica os ignorantes de plantão logo pensam em carros, armas, mais policiais, e não pensam em mais escola mais empregos dentro das comunidades e favelas. Preferem mandar um soldado, pai de família que ganha uma ninharia, para o morro dar tiros ao léu na intenção de matar ou morrer.
A democracia é poder do povo que elege, mas é dever do governante manter-la sempre na mão deste povo.
Para a própria segurança dos políticos que querem uma mudança real, e que por isso são vitimas de bandidos e milícias, usem a sociedade, cobrem dos que já estão a mais tempo lá no poder uma real mudança. Mudança de atitudes deles que não recebem ameaças porque já estão a tanto tempo sem incomodar os bandidos, que os próprios bandidos preferem que eles continuem no poder.
Acorda povo Brasileiro! Se seu candidato não incomoda os setores que prejudicam a democracia, ou que não incomodam a bandidos e corruptos ele pode ser um.
Deixe-nos seu comentário.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Pega fogo na reta final do Brasileirão
Sem dúvida a maior decepção da rodada foi a derrota do Grêmio para a Portuguesa por 2 a 0 no Canindé. Caso vencesse o time gaúcho abriria quatro pontos para o segundo colocado, o Cruzeiro. O time mineiro foi o maior beneficiado da rodada ao vencer o rival, Atlético e empatar em números de pontos com o Palmeiras, mas ter a vantagem de uma vitória a mais.
O campeonato Brasileiro ainda tem oito rodadas: quem se arrisca no palpite?
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Polícia civil de todo País pode paralisar
O sindicato afirmou que vai procurar apoio dos parlamentares no Congresso Nacional e se mostrou indignado com a atitude do governador José Serra, que não negociou com os policiais e jogou a responsabilidade para a disputa eleitoral.
Caso não haja negociação a paralisação deve ocorrer na próxima semana.
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Mais um vexame da Seleção
A Seleção brasileira de futebol deu mais um vexame nesta quarta-feira, 15, e em pleno o Maracanã empatou em 0 a 0 com a Colômbia. Nos últimos três jogos em território nacional o Brasil não conseguiu vencer, provocando a irá da torcida contra o técnico Dunga que teve que aturar os gritos de "adeus Dunga" e "burro". Mesmo com o empate o Brasil permanece em segundo na classificação das eliminatórias para a Copa de 2010, 1 ponto a frente da Argentina e do Chile e 6 pontos atrás do líder Paraguai.
Com uma saída de bola muito lenta e com a falta de criatividade dos jogadores brasileiros, a Seleção do técnico Dunga não conseguiu vencer a defesa da retrancada Colômbia, que por sua vez também não era muito efetiva em seus ataques.
Os principais jogadores do Brasil não produziam o necessário, mesmo com o entrosamento de alguns jogadores que jogam juntos, como Robinho, Elano e Jô (do Manchester City, da Inglaterra) e Kaká e Alexandre Pato (do Milan, da Itália) o Brasil estava lento e desorganizado. Mais uma vez o técnico Dunga não fez boas alterações, principalmente por ter que substituir dois jogadores machucados, Robinho que deu lugar a Pato e Juan que saiu para a entrada de Thiago Silva. A outra substituição foi a saída de Elano para a entrada de Mancini.
O Brasil tentou precionar nos últimos minutos, mas sem eficiência e saiu, mais uma vez vaiada de campo pelos torcedores.
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
De olho na crise mundial
Palavra de Especialista
O economista e professor da faculdade JK/Anhaguera, Luiz Augusto Pontual, falou ao Eternidades da Semana sobre a crise e as turbulências que não permitem a reação do mercado, e deixou claro que ninguém tem certeza das consequências da crise nos próximos dias.
Segundo Pontual os pacotes de socorro aos mercados, disponibilizados pelos BC da Europa e dos Estados Unidos, não tiveram o resultado imediato, mas que não se sabe se eles obtiveram ou não sucesso, já que sua intenção eram socorrer bancos e títulos podres. Evitando quedas maiores em cadeia. E que, segundo autoridades do mundo financeiro, não há ideia das proporções da crise.
Segundo a queda nas bolsas da Ásia devem sim ter impactos no mercado, mas que há de se esperar ainda pelos efeitos dos pacotes economicos lançados pelos países ricos.
Pontual também afirma que o governo brasileiro está procurando cuidar do mercado, e que algumas medidas estão sendo tomadas. Apesar do crédito sofrer reduções ele acredita que alguns setores, como o de exportações de alimentos, poderam se beneficiar com isso graças a alta dólar. Porém os de produção tecnológica, como televisores e computadores, já começam a passar por dificuldades por terem que importar componentes, e na tentativa de amenizar as perdas deram férias coletivas e reduziram sua produção.
Alguns dos motivos da crise, segundo Pontual, são as disputas internas dos órgãos fiscalizadores americano que foram negligentes ao permitirem a liberação de crédito ao léu. E principalmente a irresponsábillidade criminosa do governo Bush, que não previu algo desta magnitude.
sábado, 11 de outubro de 2008
Especial: Como eles vêem o futuro
Por: Suzano Almeida
Não há como contestar que os tempos estão mudando, e estão mudando muito rápido, a expectativa de vida já chega a 72 anos em média para homens e mulheres, e cai drasticamente para os jovens que morrem mais, entre 16 e 24 anos (segundo dados do IBGE), principalmente nas periferias, reflexo da violência e da omissão dos governantes. Porém surge uma nova geração cercada de novas tecnologias e esperançosa de que dias melhores virão. É ela que enxerga a esperança que muitos de nós já começa a perder.Foi isto que com emoção conseguimos apurar junto às crianças do CAIC Bernardo Sayão, na Ceilândia.
Jadyson do Carmo Cabral, oito anos, que ser do IBAMA, e é uma daquelas crianças de encher os olhos de qualquer cético, por tamanha fé demonstrada a nossa reportagem: “Eu tenho certeza que muitas coisas ruins vão acontecer, mas aí Jesus vai voltar”.
Já Kevin,10, deseja se formar em biologia, e tem em sua voz a esperança que muitos de nós já deixamos escapar: “O mundo vai virar um paraíso e a violência vai acabar”.
Há algumas crianças que até desentoam desse discurso, pois já convivem com o sentimento que consome a sociedade, é o caso de Sara Luiza, oito anos, que sonha em ser professora, e não esconde em seu semblante a preocupação com seu futuro: “o futuro vai ser violento. Hoje muitas pessoas estão morrendo por causa da violência”.
Vitória Cristina, seis anos, vai ser professora, e tem em seus gestos e em sua voz a docilidade do futuro que esquecemos de buscar: “daqui trinta anos a Terra vai ser melhor e as pessoas vão ser melhores”.
Daniel Catuama, seis anos, pretende ser policial, e diz com convicção: “o mundo vai estar mais legal. Vai ter menos guerra e menos violência”.
Matheus Felipe, 10 anos, possui um coração de ouro, quando adulto que ser advogado para ajudar os que precisam de ajuda, e conta com a esperança em seu coração: “vai haver muitas melhorias, menos violência, menos guerra e os pais não vão brigar”.
Em todas as crianças entrevistadas foi fácil ver o afeto que elas possuem por seus professores mesmo em tempos difíceis entra alunos e mestres. Eles têm na imagem da escola uma porta para dias melhores. Kevin acredita que ela ajuda a pensar no futuro.
Quanto ao desmatamento Jadyson é categórico ao afirmar que quem polui está destruindo sua própria casa. Não é à toa que está geração é chamada uma nova civilização, pois como diria Carlo Maltz: “vamos perdoar aquela gente que não soube enxergar um pouco na frente... vamos celebrar a nova civilização que já nasceu cuidando bem para não perder tudo também”.
Está ai um novo caminho para quem procura esperança.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Promotor acusado de assassinato volta ao MP
O promotor publico, Thales Ferri Schoedl, acusado do assassinato de Diego Menezes Modanez, 20 anos, no dia 30 de dezembro de 2004, foi reintegrado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao cargo de promotor ontem, 7, pelo ministro Carlos Alberto Menezes Direito. O ministro afirmou que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) não tem competência para julgar este caso e reintegrou Shoedl ao cargo de promotor. Com isso o acusado volta a ter fórum privilegiado, além de receber sem trabalhar, já que está afastado do cargo, um salário superior a R$ 18 mil por mês.
O ministro Menezes Direito resolveu que o CNMP não tem a compêtencia necessária para acabar com a vitalisse de um promotor. Com esta decisão Thales foi reintegrado ao cargo de promotor, do qual havia sido exonerado, e que por está suspenso não exercerá suas funções até o fim do julgamento, mesmo assim ele volta a receber um salário de R$ 18.009,75 e a ter fórum privilegiado, ou seja, o promotor não será julgado por jurí popular.
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Bovespa pára por duas vezes
A bolsa de valores de São Paulo parou pela segunda vez em menos de meio dia. A queda das bolsas pelo mundo provocou a primeira queda de 10%, o que paralisou por uma hora, na volta a Bovespa despencou 15% o que paralisou mais uma vez a bolsa e provocou o caos.
O pacote de medidas para salvar, ou pelo menos amenizar a crise do sistema financeiro americano, lançado na semana passada pelo presidente George W. Bush, e aprovado pelo congresso com grande demora, não foi suficiente para acalmar o mercado. As bolsas da Europa e dos Estados Unidos também caíram e fizeram os investidores de países emergentes fugirem dando uma queda gigantesca nas bolsas.
O pior ainda pode estar por vir, isto porquê os especuladores não interpretaram o pacote americano e continuam produzindo caos pelo mundo.
sábado, 4 de outubro de 2008
Brasil goleia Rússia pela Copa do Mundo de Futsal
A Seleção Brasileira de Futsal venceu a Rússia hoje, 4, por 7 a 0, no Nilson Nelson. A Seleção que não contou com a presença de Falcão na maior parte do tempo, por opção do técnico, passou com certa facilidade, já que o confronto contra a Rússia era considerado o mais dificil da chave.
Com um bom público no ginásio Nilson Nelson o Brasil impôs sua força e venceu com gols de Lenísio (2), Falcão, Schumacher, Ciço, Vinícius e Pudnikov (contra). Com a vitória o Brasil garantiu sua classificação e agora joga a ultima partida da fase de classificação contra Cuba, também no Nilson Nelson, quarta-feira às 10h30 (horário de Brasília).
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Brasil e Portugal no novo Bezerrão
O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, confirmou nesta terça-feira, 30, que o jogo de reinauguração do Bizerrão terá a presença da Seleção Brasileira de Futebol, e será contra o selecionado de Portugal no dia 19 de novembro.
O estádio foi reformado para abrigar os treinos das seleções que vão disputar a Copa do mundo de 2014 no Brasil e para servir de campo para o time do Gama, que está disputando suas partidas no Mané Garrincha, outro estádio que vai passar por reformas para sediar a copa.
Quanto a Seleção, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que irá utilizar seus principais jogadores.
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Congresso americano veta proposta de socorro financeiro
O Congresso Americano rejeitou nesta segunda, 29, a proposta de socorro as instituições financeiras e a Bolsa americana. O presidente George W. Bush, que havia anunciado US$ 700 bi de socorro, foi derrotado no congresso o que fez com que as bolsas caíssem em todo mundo.
O "dia negro" para o mercado parece que não vai parar por ai, mesmo com o congresso afirmando que irá correr contra o tempo para formas uma proposta bipartidária, os mercados pelo mundo não se acalmaram e muitos governos tiveram que intervir para controlar as perdas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou ainda nesta segunda-feira que não é justo os países pobres e emergentes pagarem o preço de uma mau administração, e que o Estados Unidos devem resolver seus problemas o mais rápido, para quê o rombo não se torne maior.
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Ronaldinho brilha e Milan vence a Inter
Depois de ficar de fora da convocação da Seleção brasileira, que irá jogar contra Venezuela e Colômbia pelas Eliminatórias para a Copa de 2010, Ronaldinho Gaúcho voltou a jogar bem e deu ao Milan a vitória contra seu arque-rival, Internazionale, por 1 a 0, pelo campeonato Italiano.
Após boa jogada, iniciada pelo próprio Ronaldinho, pelo meio, o meia-atacante lançou para Kaká que cruzou para área para a bela cabeçada do camisa 80 do time rossoneiro. Este foi o primeiro gol do craque com a camisa do Milan, e logo no maior clássico da Itália.
Mesmo não vindo de uma boa fase Ronaldinho Gaúcho demonstra que pode, sim, recuperar seu futebol. Com apoio do amigo Kaká e da diretoria do Milan o meia-atacante vem evoluindo, ainda que isso não esteja sendo visto na Seleção. Mas o próprio empresário do atacante, seu irmão Assis, admite que sua melhor forma deve ser alcançada a partir do fim deste ano para o ano que vem. Ronaldinho, que teve papel importante nas últimas conquistas da Seleção Canarinho, pode está com os dias contados para voltar ao topo dos melhores jogadores, principalmente se levarmos em conta o elenco que joga ao seu lado no Milan e o meio-campista e parceiro de seleção Kaká, com quem já demonstra estar se entrosando bem em campo.
A não confirmação do número 80 para os dois jogos se justifica por suas atuações negativas nas últimas partidas pela Seleção, mas seu progresso poderá render-lhe uma volta triunfal digna do craque que ele é.
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Sete filmes saem de cartaz nesta quinta-feira
www.jeealmeida.blogspot.com
Após dois meses divertindo os espectadores brasilienses, a comédia francesa As Aventuras de Molière, um Irreverente Adorável Sedutor sai de cartaz nesta quinta-feira. Dirigido por Laurent Tirard, o filme mostra a trajetória do dramaturgo e ator Molière, que perambula por cidades francesas com sua trupe encenando tragédias. Endividado, ele retorna a Paris e tem as contas pagas em troca de um favor. No elenco, estão Romain Duris, Fabrice Luchini e Laura Morante.
Um famoso personagem das HQs, que com freqüência migra para o cinema, também se despede das salas. Em Asterix nos Jogos Olímpicos, o herói gaulês e seu companheiro, Obelix, decidem participar das competições. Para vencer as provas, eles planejam ingerir uma poção secreta, mas logo descobrem que as regras dos jogos impedem a utilização de tal substância. A comédia conta com os atores Gerard Depardieu, Clovis Cornillac e Alain Delon.
Duas produções infantis, do diretor Albert Lamorisse, dão adeus às telonas. No curta O Balão Vermelho, um menino, interpretado por Pascal Lamorisse, percorre as ruas de Paris acompanhando a viagem de um balão. O mesmo ator vive um pescador em O Cavalo Branco. Na trama, o personagem tem um cavalo como único amigo.
Os fãs da trilogia de George Lucas não podem perder o último dia da animação Star Wars – The Clone Wars, de Dave Filoni. Inspirada no segundo filme da série, reúne todos os conhecidos personagens das três fitas.
Na onda dos longas sobre terrorismo, o Paranóia Americana, outra baixa desta quinta, conta a história de um americano que desconfia de um estudante islâmico. O suspense, dirigido por Jeff Renfroe, retrata a sensação de insegurança e a mania de perseguição que acompanham cidadãos norte-americanos desde os ataques de 11 de setembro.
Baseado no clássico de Júlio Verne, Viagem ao Centro da Terra – O Filme é a última produção da lista. Na trama, o cientista Trevor Anderson (Brendan Fraser) e seu sobrinho, Sean (Josh Hutcherson), partem para a Islândia em busca do pai do garoto. Mas, durante a expedição, ficam presos em uma caverna e descobrem um mundo exótico.
Fonte: Correio Braziliense
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Convocação para as Eliminatórias não terá Ronaldinho
O técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Dunga, convocou nesta quinta-feira, 25, os 22 jogadores que participarão dos dois jogos, contra Venezuela e Colômbia, nas eliminatória para a Copa de 2010. A surpresa ficou por conta da ausência de Ronaldinho Gaúcho, que vinha sendo convocado desde os Jogos Olímpicos de Pequim, mas não vinha atuando bem, principalmente nos últimos jogos das eliminatórias. O ponto positivo da convocação foi a volta de Kaká e Alexandre Pato (ambos do Milan).
Ronaldinho que havia sido convocado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para os Jogos Olímpicos, não resistiu as más atuações, principalmente contra a Bolívia, e acabou fora das partidas seguintes das Eliminatórias. Com isso Dunga abriu a vaga, que até então era dele, para Kaká, que se recuperou muito bem de cirurgia no joelho. Pato que não foi convocado para os dois últimos jogos também está de volta, depois de boa atuação na rodada passada do campeonato italiano.
Confira a relação dos convocados
Goleiros
Júlio César (Inter de Milão)
Doni (Roma)
Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Inter de Milão)
Kléber (Santos)
Juan (Flamengo)
Zagueiros
Lúcio (Bayer de Munique)
Alex (Chelsea)
Juan (Roma)
Thiago Silva (Fluminense)
Meio-campistas
Lucas (Liverpool)
Gilberto Silva (Panatinaykos)
Anderson (Manchester United)
Kaká (Milan)
Elano (Manchester City)
Josué (Wolfsburg)
Júlio Baptista (Roma)
Atacantes
Robinho (Manchester City)
Jô (Manchester City)
Luís Fabiano (Sevilla)
Alexandre Pato (Milan)
Mancini (Inter de Milão)
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Garibalde dá ultimato para demissão de parentes
O presidente do senado, Garibalde Alves (PMDB - RN), enviou nesta terça-feira, 23, carta aos 80 senadores da república estipulando prazo até o dia 10 de outubro, agora, para a demissão de parentes que trabalhem no congresso sem concurso público.
Na carta o senador Garibalde não mencionou punições por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto a manutenção de parentes sem concurso publico.
Quanto às punições o presidente do STF afirmou, também nesta terça-feira, que cabe ao ministério publico avaliar se há ou não descumprimento das decisões do Supremo.
Comente no nosso blog.
O quê você acha da decisão do STF em acabar com o nepotismo no Congresso?
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Governo brasileiro deporta espiões bolivianos
Segundo o Globo News a Polícia Federal brasileira deportou três espiões bolivianos que estavam infiltrados, no Acre, entre refugiados dos confrontos na Bolívia. Eles passavam informações sobre refugiados para o exército da Bolívia que por sua vez monitoravam cada um.
A cúpula da Unasul, União dos países Sul-Americanos vão se reunir novamente em, Nova Iorque, nesta quarta-feira, 24, para discutir sobre a crise na Bolívia.
Comércio vai abrir 5 mil vagas temporárias
“A contratação começa em outubro, mas já começamos um trabalho de preparação. Estamos em um momento de muita incerteza e essa crise externa pode refletir nos empregos temporários. Ainda assim, acredito que poderemos manter o mesmo número do ano passado”, explica o presidente do Sindivarejista, Antônio Augusto Carvalho de Moraes.
Apesar da experiência não pesar tanto no momento da seleção dos candidatos, conhecimentos básicos podem ser determinantes para garantir o trabalho. “Tem muita gente despreparada. Estou, por exemplo, com 40 vagas que não exigem experiência, mas tem uns testes de português e matemática que as pessoas não passam, inclusive gente com nível superior. E as empresas não querem abrir mão desses testes”, afirma a gestora da Gelre. A dica da consultora para os candidatos é aprender o básico de matemática financeira e gramática.
Elas têm preferência
Segundo o Sindvarejista, a seleção começa ainda neste mês. Os contratos duram em média 90 dias e devem ser encerrados até janeiro. A boa notícia é que o percentual de efetivados após os contratos temporários nos últimos anos ficou entre 20% e 25%, a expectativa para 2008 é que o quadro se repita.
Levantamento feito por representações de empresas do setor Serviços em todos os estados indica que os segmentos que abrirão mais vagas serão lojas de departamento (10,7%), seguidas do varejo de rua (8,8%), supermercados (7,6%) e shoppings (4,9%).
As funções mais solicitadas serão: fiscais de loja, empacotadores, atendentes, estoquistas, etiquetadores, operadores de telemarketing, auxiliares de crédito e analistas de crédito. Ainda segundo a pesquisa, a remuneração média nacional será de R$ 665,00. Entre as exigências, em metade das vagas serão requisitadas pessoas que possuem ensino médio completo e, na outra metade, nível fundamental. As mulheres representarão 55% dos empregados temporários.
Fonte: Correio Braziliense
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Proximidade de frota americana preucupa Lula
Após inauguração da plataforma P-53, no litoral gaúcho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre a proximidade da Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos do litoral brasileiro. Lula afirmou que este fato preocupa, já que o Brasil não é um país que fala em guerra, ou tenha qualquer inimizade com outros países.
O presidente Lula diz durante a entrevista que a única coisa que o Brasil precisa é que sua Marinha proteja suas plataforma e a área do Pré-sal, e que o Brasil apenas quer crescer sem qualquer desavença com qualquer outro país.
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
FED tenta minimizar crise no mercado mundial
A crise economica nas bolsas dos Estados Unidos, que derrubam bolsas do mundo todo, já é a maior desde 1929, quando os EUA passaram por um longo tempo de recessão e levaram a crise a várias bolsas por todo o mundo. A quebra de um dos maiores bancos americanos, o Lehman Brothers, levou os investidores a fugirem do mercado derrubando bolsas em vários continentes e afetando países emergentes, como o Brasil. Com mais um anuncio de pedido de falência feito pela AIG, a maior seguradora do mundo, o mercado entrou novamente no jogo de nervosismo da bolsa americana, para minimizar a crise o FED (banco central americano) injetou US$85 bilhões para salvar a seguradora e diminuir os impactos no mercado mundial.
Com anuncio de que o FED investiria US$85 BI para salvar a AIG o mercado deu uma acalmada, mas ainda sim as bolsas do mundo todo passam por queda. No Brasil o dólar chegou perto da casa R$1,90 e pode subir mais nos próximos dias.
A crise no mercado mundial ainda é um icognita, e por isso bolsas de países em desenvolvimento trabalham em vigília para se manter atrativas para investidores externos. No caso do Brasil a aposta para minimizar a crise são os papeis da Vale e da Petrobras, que normalmente não trabalham no vermelho.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Bombardeiros russos sobrevoam costa leste da América do Sul
A agência de notícias France Press divulgou nesta terça-feira, 16, que bombardeiros supersônicos russos, saídos da Venezuela, sobrevoaram a costa brasileira. Os bombardeiros, que chegaram a Venezuela no último dia 10 deste mês, logo após as manobras retornaram a uma base aérea venezuelana.
Ainda segundo a agência, o porta-voz da força aérea russa, Valdimir Drik, os aviões partiram da base de El Libertador, na Venezuela, às 16h30 em direção ao Brasil e retornaram às 22h20 à Venezuela. O porta-voz russo afirmou, também, que todo o vôo foi feito dentro de águas internacionais, respeitando o espaço aéreo brasileiro.
A Rússia anunciou que os aviões não possuem armas nucleares e que irá realizar, junto a Venezuela, manobras navais, no Caribe, em região considerada pelos EUA parte de sua esfera de influência.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Crise na Bolívia: Opositores de Evo pedem a intervenção do Brasil
Após dias de confrontos e dezenas de mortos, o presidente boliviano, Evo Morales, resolveu negociar com os governadores dos estados opositores a seu governo. Eles pedem a intervenção do governo brasileiro, como forma de garantia de que os acordos tratados sejam cumpridos, e a revogação da lei que retira tributos de sua região.
O presidente boliviano decidiu negociar depois da morte de opositores e a intervenção das forças armadas. Os governadores da região da "Meia-lua" pedem a intervenção do governo brasileiro, segundo a declaração de um dos governadores esta seria a única forma de garantir que os acordos sejam cumpridos pelo presidente Evo.
O presidente Evo Morales deve ir a reunião dos países Sul-americanos, no Chile, que irá tratar da crise na Bolívia e alternativas para acabar com ela.
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Guerra civil pode está próxima na Bolívia
A crise na Bolívia parece que vai demorar mais do que o esperado para acabar, isto porquê opositores ao governo, da região da meia-lua, foram as ruas para protestar contra a diminuição dos recursos, que irião para a região e agora são repassados em quantias menores, e entraram em conflito com a polícia. O presidente boliviano, Evo Morales, enviou tropas do exército para controlar as ações - que ele classificou de terrorista - e proteger as refinarias de gás e petróleo.
Os confrontos de La Paz parecem que também vão "espirrar" no Brasil. O governo brasileiro diz que não haverá a necessidade de racionamento de gás natural (produto do qual o Brasil é dependente da Bolívia) e que empresas que utilizam esta fonte podem ficar sossegadas. Mas com uma guerra civil a caminho o Brasil deve se preparar, pois radicais contra o governo podem tentar atacar refinarias, o que prejudicaria o envio de gás para o país prejudicando principalmente empresas do sudeste brasileiro.
Brasil livre da rubéola
Hoje, 12 de setembro, encerra-se a campanha de vacinação contra a rubéola iniciada em 09 de agosto de 2008. Segundo o ministerio da saúde foi a maior campanha de vacinação já realizada, a meta é imunizar 70 milhões de brasileiros e 75% já foram vacinados. 175 mil pessoas ainda não foram vacinadas para atingir a cobertura de 100%.
Vale lembrar que os postos de saúde ficam abertos de segunda a sexta-feira das 08:00 às 12:00 e de 13:00 às 17:00 e que as mulheres devem tomar a segunda dose da vacina 60 dias após a 1ª dose
Fonte: www.saúde.gov.br
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Sete anos do 11 de setembro
Na manhã de 11 de Setembro de 2001 o mundo conheceu a mais nova face do terror, onde os grupos terroristas, antes usuários de idealismos de liberdade, passaram a não só querer a liberdade de seu povo e seu país, mas passaram a acreditar que o mal vinha de lugares longínquos da região onde habitavam e passaram a caçar os "inimigos de Deus". Os Estados Unidos, maior potência econômica e militar da Terra e que depois da Guerra "Fria" nunca havia sido, sequer, ameaçada foi a vítima mais importante. Graças ao ataque feito por integrantes da Al Qaeda, do líder terrorista Osama Bin Landen, à importantes símbolos americanos, como as Torres Gêmeas, o mundo conheceu o lado negro das guerras logo no princípio do novo século.
Os ataques ocorreram por volta das 9h da manhã (horário de Brasília), e logo passaram a ser assistidos no mundo todo. Quando o avião com os terroristas atacou a primeira torre do edifício Wold Trade Center aquilo tudo que se acompanhava pela televisão já parecia impossível para a população mundial - que imaginária os EUA sendo atacados dentro de seu próprio país? - foi quando ao vivo o mundo assistiu ao segundo ataque, tudo que parecia inconcebível acabará de acontecer.
Naquele mesmo dia, com uma pequena diferença de minutos, outro aviões, como os que atacaram as torres gêmeas, foram sequestrados e foram direcionados para outros prédios do governo americano, sendo que só o que se dirigiu ao Pentágono chegou a atingir o alvo. Os americanos sofreram com o medo e a dor de perderem uma batalha dentro do seu território e com tantos mortos ao mesmo tempo.
As consequências foram terríveis para o Afeganistão, onde se refugiava Bin Laden, os EUA foram impiedosos e com toda as forças massacrou um país já consumido pela miséria e que passava também a destruído pela guerra.
A superioridade dos americanos na guerra não veio somente pelas inúmeras armas de tecnólogia avançada utilizadas, mas principalmente por terem evitado o corpo-a-corpo com os soldados da Al Qaeda num território desconhecido. Segundo o livro Deus é inocênte, a imprensa não, de Carlos Dorneles nas vezes em que os americanos estiveram em território afegão foram surpreendidos e passaram por dificuldades, mas tudo isso era descartável nos noticiários que apenas mostravam a superioridade militar dos EUA. Milhares de vítimas foram feitas nessa guerra, mas sempre foram encobertos pela "bandeira" americana.
Mesmo com a captura de Osama Bin Laden sendo o objetivo principal a guerra acabou, e só sua imagem e nome já provoca o medo e a irá dos norte-americanos.
A chamada guerra contra o terrorismo provocou e provoca até hoje mortes de inocentes e não tão inocentes, o Iraque de Sadan Hussein foi outra vítima dos EUA que forjaram evidências de armas químicas e atacaram o país, mataram Sadan e se apossaram do seu petróleo. Sua ação, que parecia a salvação daquele povo que sofria a décadas com a ditadura imposta pelo governo, tornou-se um pesadelo, desde o fim dos ataques americanos, praticamente todos os dias são noticiados ataques terroristas naquele país.
O fim do 11 de Setembro ainda está longe e irracionalidade de atacantes e atacados também, a política anti-terror americana pôs mais lenha nas divergências mulçumas e o ocidente, ainda que se diga que tudo isso é em nome de Deus.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Polêmica no STF
Em seu 3º dia de debate (04/09) a discussão sobre a lei que permite o aborto de fetos anencéfalos foi manisfetada por inumeros debates. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurelio Mello continuou favorável ao aborto dos anencéfalos juntamente com o ministro da saúde José Gomes Temporão que criticou as interferências religiosas no debate.
O Ministro Marco Aurélio provocou o obstetra Dernival da Silva Brandão, então presidente da Comissão de Ética e Cidadania da Academia Fluminense de Medicina, diante de sua exposição contrária à antecipação do parto no caso analisado, o ministro questionou o médico se ele defendia a tese de que o sofrimento purifica o ser humano, Brandão disse acreditar nessa premissa e acredita que a dor aproxima as pessoas.
No mesmo dia houve um depoimento de uma mãe pernambucana que optou por interromper a gestação do feto que era diagnosticado como anencéfalo, ela relatou não sentir remorso e que sentiu paz ao realizar o procedimento e saber que a lei a amparava.
Situação contraria ocorreu durante a primeira audiência, em 26 de Agosto, quando Cacilda Galante Ferreira, mãe da menina Marcela de Jesus que depois de diagnosticada como anencéfala viveu 1 ano e 8 meses. Cacilda não foi chamada para dar seu depoimento e só pôde se manifestar informalmente quando era abordada por jornalistas durante os intervalos das sessões.
Em 2004 o ministro Marco Aurelio concebeu liminar autorizando o aborto de anencéfalos no país.
A sessão realizada ontem deveria ser o terceiro e último dia de debate no Supremo mas a cupula decidiu estender o encontro por mais um dia. O proximo encontro será em 16 de Setembro.
Fonte: Correio Braziliense
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
ESPECIAL FEIRAS DE CEILÂNDIA - O primo rico e o primo pobre de Ceilândia
O administrador da Feira Central Francisco Nogueira, o França, está a quase 16 anos à frente da administração e possui duas bancas na feira. Ele afirma que passam pela feira, por semana, entre sete e 10 mil pessoas. Elas se dividem na compra de artigos para uso pessoal, nos restaurantes de comidas típicas e artigos para o lar. Outro chamativo para o movimento é a Feira Central ser usada como ponto de encontro. “A quantidade de nordestinos que vem a feira é muito grande. Eles usam o local não só para comprar, mas para encontrar outras pessoas”. – afirma França. – “as pessoas vem até a administração e muitas vezes pedem para anunciar outras com o intuito de reencontra-las”. Durante a entrevista França não quis revelar números oficiais sobre o balanço geral da feira. Ele diz não achar seguro e nunca ter feito um balanço, por isso não possui dados, porém nos dois dias em que durou nossa reportagem conversamos com alguns donos de bancas e podemos calcular uma média de 100 mil a 120 mil reais por mês da feira.
Do outro lado está o ShPC que apesar de está instalado a quase um ano, ainda não tem uma clientela tão grande e sofre com o não direcionamento de clientes até lá. Os boxes não foram entregues até hoje e muitos tem bancas improvisadas. Mesmo com a propaganda feita pelo Governo do Distrito Federal a presidente da Associação dos feirantes do ShPC, Ana Maria Oliveira Lima, diz que a feira não recebe nem 20% dos fregueses que recebia quando estava no centro da Ceilãndia. Segundo balanço fornecido pela presidente no mês de fevereiro o ShPC arrecadou R$17.890. “O movimento aqui está muito fraco e os lucros caíram muito”. Cada feirante paga uma taxa única de R$ 10 por semana que serve para a manutenção das instalações, funcionários e materiais referentes ao andamento da feira, tudo documentado. “Nos ainda não pagamos as taxas do governo” – Diz Ana Maria.
Na Feira Central França afirma que a taxa chega no máximo a R$ 100, o que já inclui os benefícios para os feirantes e propaganda. Esta informação foi rebatida minutos depois por uma das primeiras feirantes da Feira Central, Dona Socorro, que trabalha na mesma banca desde a inauguração. Ele nos conta que a taxa é de R$ 50 por semana, mais imposto Candango (contribuição paga ao GDF), no fim do mês o total por banca chega a quase R$300.
Uma das grandes vantagens da Feira Central sobre o Shopping Popular fica por conta da tradição. As pessoas que freqüentam a Feira Central vão em busca de produtos já conhecidos por eles, e muitas vezes por estarem a muito tempo instalados na feira os comerciantes criam amizade e um vinculo de confiança com os clientes. A feira dos camelôs, que hoje é o ShPC, se descaracterizou com a mudança de local, mesmo não ficando muito longe do centro da cidade ela não possui a tradição e os vínculos que os comerciantes da Feira Central criaram após tantos anos. Outros fatores são os produtos e as comidas que já estão adaptadas ao gosto de muitos clientes, aparentemente os produtos possuem características diferentes de qualidade, o que também ajuda na opção de escolha de um produto.
Os preços possuem diferenças, chegam a 60% do valor de uma para outra. Os comerciantes dizem que o motivo é que a mercadoria possui uma qualidade melhor. – Mão de obra mais cara, qualidade melhor, preço maior.
A Feira Central também é ponto de encontro e referencial para os amigos tomarem uma cerveja juntos, ou as famílias almoçarem nos finais de semana, as comidas típicas de varias regiões e estados do país atraem os clientes que a muito tempo saíram de sua terra natal. Este é um mercado que a Feira Central é quase imbatível, disputando até com restaurantes da cidade.
Enquanto isso o ShPC sofre com bancas precárias, algumas remanescentes do incêndio ocorrido no meio do ano passado, quando ainda estavam no centro da cidade, as barracas de comida não possuem espaço e condições para preparar comidas mais elaboradas, e tem que se contentar em produzir uma alimentação mais básica. Pastéis e sanduíches são a maioria das refeições produzidas nas 18 barracas que trabalham com alimentos.
Boa parte das bancas da Feira Central já trabalha com cartões de crédito e débito, o que facilita o parcelamento, enquanto isso a presidente Ana Maria tenta trazer para o ShPC caixas eletrônicos, mas ainda espera a regularização da documentação final do espaço.
Principalmente nos finais de semana a procura por produtos como hortifrutigranjeiro é intensa na Feira Central, já no Shopping Popular estes produtos não possuem autorização e nem espaço especifico para venda.
Frank é funcionário na banca 413, da Feira Central, há quatro anos, ele não acha que a retirada foi tão boa, e acredita que as vendas da loja caíram. O mesmo diz Dona Socorro, ela relata que os clientes têm deixado de ir nos finais de semana para a Feira Central e ido nas quartas-feiras para a chamada Feira dos Goianos que fica a cerca de 5km do centro da Ceilândia. Os produtos lá costumam ser mais baratos por não possuírem os mesmos impostos que as bancas fixas da Feira Central possuem, daí o maior poder de barganha. Os feirantes do ShPC também concordam, mas reclamam menos por não pagarem, por enquanto, os impostos normais. Eles só começaram ser pagos quando a documentação estiver pronta.
A maior quantidade de produtos, variedades e a acessibilidade facilitada, pelo local que se encontra a Feira Central, ajuda nas vendas, mas no caso do ShPC a mudança esta levando muitos a falência, isto devido a porção mínima de clientes que se dirigem até lá, apesar de não ser tão longe da outra feira.
Ministro da Saúde diz que é a favor do aborto de anencéfalos
Desde o dia 26 de agosto estão sendo realizadas audiências públicas no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir sobre a legalização ou não do aborto de fetos anencéfalos. Na audiência de hoje, 4, que começou às 9h, o ministro da saúde José Gomes Temporão falou que é a favor e que os hospitais brasileiros tem plenas condições de diagnósticar se o feto é ou não anencéfalo.
Segundo o ministro Temporão o Sistema Único de Saúde (SUS) têm plenas condições de avaliar durante os exames de rotina se a criança é ou não anencéfala, e em caso positivo a mãe é convidada a repetir o exame para tirar qualquer dúvida. O ministro afirma que a não antecipação do parto de um anencéfalo vai contra os direitos da mulher previstos na constituição.
Os ministros do STF, que darão em novembro o verticto, estão reunidos com representantes da sociedade contra e a favor e devem ouvir mais oito especielistas ainda hoje.
terça-feira, 2 de setembro de 2008
Lula diz que afastamento da cupúla da Abin é para dar transparência
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou hoje, 2, que o afastamento da cupúla da Angência Brasileira de Inteligência (Abin) foi uma forma de demonstrar transparência nas investigações e pediu que se quem têm as informações, que levaram as denúncias da revista "Veja", quiser facilitar as investigações ele (Lula) agradece.
As denúncias partiram de um agente que não foi identificado pela "Veja" e acenderam o receio nos três poderes.
Depoimento na CPI dos Grampos
O chefe de segurança do presidente, Jorge Félix, afirmou, hoje, em depoimento na CPI do Grampos confiar no diretor-geral da Abin, Paulo lacerda, que foi afastado pelo presidente Lula. Jorge Félix falou que a ficha de serviços prestados por Lacerda é imprecionante e que ele é um servidor experiênte.
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Grampos ilegais da Abin provocam revolta
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, reuniu-se hoje, 1º, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que segundo o porta-voz da presidência, demonstrou preocupação com as denúncias que envolvem supostos grampos feitos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A matéria publicada na revista "Veja" também cita o nome do senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
Durante a reunião, com o presidente Lula, Mendes teria comentado estar preocupado com os constantes fazamento de informações relacionadas ao seu nome e espera que o Executivo tome as providências cabíveis.
No senado o senador Demóstenes Torres afirmou que a atitude da Abin é uma "canalice", e exigiu que o presidente Lula faça algo, em relação a punição dos responsáveis. Demóstenes deve acompanhar o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN) em reunião no palácio do Planalto, ainda nesta tarde.
O presidente Lula, ainda, deve levar o assunto a reunião de coordenação política que fará com seus principais ministros.
sábado, 30 de agosto de 2008
Putin acusa EUA de provocar guerra na Geórgia
Segundo Putin esta foi uma estratégia para valorizar as propostas de manuntenção da política de guerra dos Estados Unidos e do sucessor de George W. Bush.
O ex-presidente russo afirma que a estratégia era criar uma mini-guerra vitóriosa com o apoio americano, ou ainda, em uma possibilidade de intervenção russa, mostrar que os russos continuavam sendo inimigos dos americanos, o quê daria razão a campanha de McCain.
Putin encerrou sua declaração afirmando que essas ações seriam para benificiar o candidato do partido no poder, já que só ele poderia dispôr destes recursos.
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
"Atirador de Elite" também é cidadão...
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Começa o julgamento sobre demarcação de terras indígenas
Começou hoje, 27, no Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento que legaliza ou não o decreto feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que demarca de forma continua as terras da reseva indígena Raposa Serra do Sol. O julgamento, que servirá de parâmetro para outras decisões sobre terras indígenas, está previsto para acabar amanhã.
O decreto feito em 2005 pelo presidente Lula delimita de forma continua uma área 1,67 milhões de hectáres e retira dela os não-índios, neles estão incluídos produtores de arroz, que são a principal produção da região.
O julgamento no STF tem a missão de pôr um ponto-final a discussão se o decreto e a demarcação continua é ou não constitucional. Os índios defedem a manuntenção das demarcações, que já retiraram da região a maioria do agricultores, já os produtores defedem que a demarcação seja em "ilhas" e que a região continue suas atividades agrícolas, além de no futuro poderem explorar as riquezas minerais da região, e que já foi provado que possuem práticamente o tamanho da demarcação.
Caso o julgamento seja contrário a vontade dos índios, eles prometem resistir a desocupação das terras.
Quem está por trás da discursão?
A região que é habitada por diversas tribus indígenas possue uma extensão de 1,67 mi hectáres, nela existem centenas de ONGs, são elas que incentivam a luta pela demarcação das terras Mas o que parece uma boa intenção têm interesses maiores, e não é a agricultura e nem mesmo o bem estar dos índios. A região é rica em minerio de ferro e a exploração não foi efetivada.
O maior sertanista da história do Brasil, Fernando Villas Boas, já alertava à algumas décadas sobre os problemas, ao país, que estas demarcações e as ONGs trariam.
Imagens exibidas ontem no Jornal da Noite - da tv Bandeirantes - mostram a influência provocada por estas organizações, todas internacionais, em que chefes-indígenas celebram, assim como um pastor, cultos protestantes, detalhe, em inglês, fugindo as tradições de sua cultura. Estes são os mesmos índios que defedem a demarcação das terras por questão de cultura e honra a seus antepassados, mas que já se curvaram a cultura de povos não brasileiros, sua língua e cultura.
terça-feira, 26 de agosto de 2008
"A Caçada" é um filme que todo jornalista e estudante de jornalismo deveria assistir!
Visão Eternidades da Semana
Há alguns meses estou trabalhando no programa Escola Integral, do Governo do Distrito Federal (GDF), e como não são todos os dias que as turmas beneficiadas com o programa vão à escola exerço também outras atividades de auxílio a direção.
No início fiquei mais próximo dos alunos acima da primeira série até a quarta série, e neste período percebi uma certa agressividade de uns com os outros e um tom de desafio deles para com os professores e monitores. As brigas eram constantes e começavam normalmente com uma brincadeira que resultava em agressões físicas.
Hoje prefiro está com os alunos das classes de pré-escola, mas quando cheguei lá também havia violência - as crianças tem no máximo 7 anos - e a solução foi instituir um "cantinho da disciplina" que, até, funciona bem. Pude constatar então que a sanção de direitos realmente funciona, mas não pelo meio autoritário e sim pelo disciplinar. As crianças já não se agridem com frequência e quando ocorre elas, por si só, pedem desculpas umas as outras.
Definitivamente esta não é a solução perfeita para os problemas da violência nas escolas, esta é apenas uma solução momentânea e que vai funcionar apenas enquanto eles não percebem que os limites da sociedade são frágeis e daí por diante passarem a desafia-los. Precisamos de programas que envolvam desde a criança até o jovem para disciplina-los, mas rápido, pois é mais difícil depois que eles se perdem.
O combate por nossa parte à omissão das escolas também deve ser feita. É de responsabilidade dela quando um aluno falta muito ou quando as agressões dentro e fora da escola se tornam comum entre alunos da escola.
Tornou-se comum quando saio da escola ver alunos de uma escola vizinha, também pública, estarem brigando fora da escola. Considero o MMA (Mixes Martial Arts) ou vale-tudo, como preferir um esporte, mas a violência de crianças com, em média, 9 e 10 anos que vejo nos arredores desta escola são dignas de lutadores.
É hora de nós fazermos algo, as nossas crianças estão se tornando animais e cedo ou tarde podem nos afetar ou afetar alguém que nos amamos. Não seja omisso ao que está acontecendo, procure a direção da escola onde seu filho estuda, e procure conhecer o quê é feito nela para evitar estas situações. Caso você constate que nada está sendo feito denuncie à Ouvidoria do seu município, cidade, estado ou ao conselho tutelar. Se nenhum fizer nada, como algumas direções dizem que está acontecendo, denuncie a imprensa.
Basta de violência e omissão!
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Cia Neia e Nando agita finais de semana em Brasília
A tradicional Cia Teatral Neia e Nando está em cartaz com novos espetáculos, e conta com talentos da nova geração, como Valéria Miranda.
São peças sempre com bom-humor, sinceridade nas interpretações e a dedicação de profissionais que amam o quê fazem.
Os espetaculos estarão em cartaz durante todos os finais de semana do mês de agosto.
Aproveitem!
Peça: Chapeuzinho Vermelho
Local: Teatro da escola Parque 307\ 308 sul entrada pela W2
Horário: 17hs
Sempre aos sábados e domingos do mês de agosto
Peça : Pedro e o Lobo
Local: Espaço Cultural do conjunto Nacional, no terceiro piso
Horário: 15hs
Dias: 23 e 24 de agosto
Peça: O Casamento da dona Baratinha
Local: Espaço Cultural do conjunto Nacional, no terceiro piso
Horário: 15hs
Dias:30 e 31 de agosto
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Encontro reúne grandes nomes do jornalismo em Brasília
Foi realizado nesta quarta-feira, 20, no auditório Dom João VI, da Imprensa Nacional, mais uma rodada do Ciclo de Conferências “A imprensa discute a imprensa”, em que nomes importantes das comunicações falam sobre o papel da imprensa em relação à sociedade. Nomes como Alberto Dines (Observatório da Imprensa, TV Brasil) discutiram sobre o tema “jornalismo e o interesse publico” e abriram novas possibilidades para discussões acadêmicas sobre o papel social e ideológico da imprensa.
O debate que contou com a participação de alunos de varias faculdades do Distrito Federal, entre elas a JK, e também do estado de Goiás, iniciou com uma bela explanação sobre a história da Imprensa brasileira com a historiadora Maria Elisa, que trouxe capítulos significativos de nossa historia, mas foram esquecidos pela industria da noticia. Foi neste tom que outros componentes da mesa levaram a conversa, e assim procuraram encontrar fendas na história para demonstrar a falta de sensibilidade e a defesa de interesses pessoais na imprensa.
Três questões levantadas foram os principais combustíveis do debate: como se portar diante da maioria da imprensa que simplesmente ignorou a história de Hipólito da Costa, fundador do Correio Braziliense em 1808, em Londres, que lutou pela liberdade de imprensa no Brasil e, mesmo assim, não é considerado o patrono da imprensa livre no Brasil; o quê o idealismo dos jornalistas perdeu ao longo dos anos com o nascimento da industria da noticia, que não está preocupada com o conteúdo, mas com a vendagem da noticia; e o principal tema foi o jornalismo e o interesse público.
Ao ser questionado pela equipe do blog Eternidades da Semana sobre noticias que não vão a publico por interesse de anunciantes ou pessoas ligadas a veículos de comunicação o editor do Correio Braziliense, Alan, foi enfático ao afirmar que isto não é freqüente e que cada um coloca aquilo que acha que é importante para a empresa, assim como o administrador de um blog coloca aquilo que lhe interessa.
A professora da universidade publica do Goiás, Ana Carolina Rocha se destacou ao falar sobre o fim do idealismo nas redações, e provocou ao afirmar que as universidades não estão preparando os alunos para servir a sociedade, mas, sim, apenas, para o mercado de trabalho.
Os debates que se acaloraram, já próximo do prazo estipulado pela organização, não puderam ser concluídos e serão respondidos nos endereços eletrônicos dos participantes.
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Assaltante é morto após cinco horas com reféns
Hoje, 20, por volta das 7h30 o assaltante Roger Duarte Pinto foi surpreendido por políciais, que faziam ronda, ao tentar assaltar uma drogaria na Ceilândia Centro. Depois de cinco horas de negociação Roger foi alvejado por um tiro e morreu na hora.
Roger era morador de Águas Lindas, entorno de Brasília, e foi surpreendido durante uma tentativa de assalto à Drogaria Santa Marta na Qnm 18 da Ceilândia Centro por PMs que passavam pelo local. Para evitar a prisão o assaltante fez sete reféns, mas durante as negociações libertou cinco deles.
O assaltante pedia a presença da avó, que não chegou a tempo, um colete aprova de balas e um carro, para a fulga. Durante a tentativa de fulga, por volta das 13h, Roger mandou que o moto-boy da loja buscasse o carro, ao perceber que a polícia havia retirado ele do carro o bandido tentou reagir, mas foi morto por um atirador de elite do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) com um tiro na cabeça.
Os reféns nada sofreram.
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Opinião!
As Olímpiadas de Pequim já estão próximas do final, e mais uma vez o Brasil tem uma atuação pífia ficando muito atrás de países menores em número de habitantes, como a Austrália. No quadro de medalhas até hoje, 18, o Brasil estava apenas em 38º lugar com seis medalhas (uma de ouro e cinco bronze), isso reflete o quanto o país fica a desejar em questão de desempenho.
Mas o quê acontece com nossos atletas não é somente mau desempenho. É a falta de estrutura e apoio a eles. A ilusão criada durante os jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro, no ano passado, mostrava um Brasil forte, pronto a estar entre as grandes potências mundiais do esporte, mas a imprensa não falou que os Estados Unidos vieram com a equipe reserva e ficaram em primeiro no quadro de medalhas do Pan.
O Brasil possui um PIB muito maior que Cuba, por exemplo, e mesmo assim não consegue dar o apoio necessário aos atletas, como o governo de lá faz. No país a quantidade de talento disperdissado causa revolta a quem se interessa pelo assunto, desta forma sem opção o esporte fica a míngua.
O esporte não é só motivo de estatus para um país, é também uma forma de diminuir a desigualdade social, abrir caminhos como disciplina e civilidade, produzir profissionais do esporte, aumentar a ocupação da juventude fora do horárioa escolar e diminuir a criminalidade nas grandes cidades e suas períferias.
O incentivo ao atleta de base deve ser levado a sério agora, pois com que pretenção o Brasil quer fazer uma Olípiada em 2016? Será apenas festa para os outros?
O país já provou que não é feito só de futebol, mas de outros esportes que só estão sendo representados nestas Olímpiadas por que, antes, os atletas tiraram dinheiro do próprio bolso para conseguir chegar lá.
sábado, 16 de agosto de 2008
Cielo de ouro em Pequim
Com apenas 21 anos, César Cielo Filho faz história no esporte brasileiro e mundial vencendo a prova mais rápida da natação, os 50m livres, no Cubo D'água, em Pequim, e ganhando o primeiro ouro do Brasil, nestas olímpiadas, e do esporte para o país.
No final da noite de ontem, aqui no Brasil, 15, e meio da manhã de sábado, 16, lá em Pequim, César Cielo conquistou a medalha de ouro no espetacular parque aquático Cubo D'água. Cielo tinha batido o recorde mundial da prova nas semi-finais e mesmo não repetindo o feito na final venceu com a mesma garra que o levou ao bronze, ficando a frente de dois atletas da França.
Agora Cielo pretende reencortrar a família, que desde sua ida para o Estados Unidos, após o Pan do Rio, não o vê. César passou um temporada por lá para aprimorar sua tecnica e velocidade com a ajuda de Fernando Scherer, ex-medalhista olímpico e impresário dele. O resultado de todo sacrificio foram o ouro e o broze, apenas Gustavo Borges conseguiu duas medalhas para o Brasil em uma mesma olímpiada.
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Cielo é bronze nos 100m livres!
César Cielo, 21 anos, tinha tudo para apenas ser um figurante na raia oito do Cubo D'água, em Pequim, na final dos 100m livres, mas superando as dificuldades da posição, superou seus adversários e alcançou o bronze olímpico, empatado com o americano Jason Lezak. A Austrália ficou com a prata e a França com o ouro.
Cielo que conseguiu o oitavo tempo nas semi-finais dos 100 metros estilo livre, e por consequência ficou na raia oito, poderia ser apenas um nome a mais na final sem grandes pretenções, já que a raia oito ocupa uma das extremidades da piscina e possui a maior parte da marola provocada pelos atletas que ocupam as raias do centro, mas a garra superou a dificuldade e com braçadas de um campeão ele chegou ao bronze.
Cielo, que tem apenas 21 anos, é uma das boas revelações da natação barsileira e de quebra bateu o recorde sul-americano.
Agora o nadador se prepara para disputar a final dos 50m livres, sua especialidade.
terça-feira, 12 de agosto de 2008
O Judô trás mais um bronze
Tiago Camilo vence na repescagem e é novamente medalhista olimpíco. O feito foi conquistado na manhã de hoje, 12 (horário de Brasília), ao vencer atleta da Holanda na disputa pelo bronze.
Tiago que havia ganhado prata, em 2000 nas Olimpíadas de Sidney, agora levou o bronze e torna-se o terceiro judoca do Brasil a ganhar duas medalhas olimpícas. Antes dele, Aurélio Miguel (ouro em 1988 e bronze em 1996) e Leandro Guilheiro (bronze em 2004 e 2008) haviam repetido o feito.
Tiago campeão mundial em 2007 esteve sempre bem cotado para levar o ouro, mas não deixou que a derrota para o atleta alemão o abatesse e nem que o brilho da medalha de bronze fosse melhor.
As competições de Judô vão até sexta-feira.
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Primeiras medalhas vêm do Judô
Ketleyn Quadros
A brasiliense Ketleyn Quadros começou os jogos muito bem vencendo adversárias de peso como a vice-campeã asiática, mas acabou parando na luta contra a holandesa. Sua torcida agora era para que ela chegasse ao menos a semi-final, o que aconteceu e deu nova chance a Ketleyn. Na repescagem Ketleyn passou por duas lutas até a medalha no Golden Score com um wazari que depois foi corrigido pela arbitrágem para ippon.
Com a medalha Ketleyn tornou-se a primeira brasileira a subir no pódio em um esporte individual.
Leandro Guilheiro
O caminho de Leandro foi mais longo, ele venceu seus adversários até as quartas de final, quando foi vencido pelo atual campeão mundial de sua categoria. Leandro não se abateu e com uma ótima técnica chegou a disputa pelo bronze contra um iraniano. As 24 segundos Guilheiro, repetiu o feito de 2004, e levou um novo bronze com um ippon, no melhor estilo seoi-nage. Leandro agora é o primeiro brasileiro a conquistar medalha em seguidas Olímpiadas.
sábado, 9 de agosto de 2008
Destaque Olímpico! - Ana Paula e Larissa
Mesmo tendo chegado um dia antes do inicio das competições Ana Paula, que veio substituir Juliana, por causa de uma lesão no joelho, se desdobrou e ajudou Larissa a vencer a primeira partida do vôlei de preia nas Olímpiadas. Com uma bela atuação da dupla, que nunca havia jogado junta, o Brasil venceu um jogo difícil por 2 a 1.
Após perder o primeiro set para a equipe da Georgia, que é formada por brasileiras, a dupla Ana Paula e Larissa viraram o jogo e venceram a partida por 2 a 1. Sem entrosamento, por ter sido formada as pressas, o que não apagou o talento individual delas e facilitou uma reação, ainda que suada, a dupla se desdobrou fazendo a vitória ser muito comemorada por todos.
Ana Paula que chegou a Pequim na véspera de sua estréia ao lado de Larissa. Mesmo sem tempo de se acustumar a a diferença de 11h de fuso entrou em quadra e mostrou que a dupla pode, com certeza, disputar uma medalha.
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Russia ataca Georgia
O governo russo confirmou hoje, 8, ter atacado tropas da Georgia que estavam na capitão da Ossétia do Sul. A região que tenta ser independente da Georgia desde o fim da União Soviética está sob ataque da Georgia, e já contabiliza mais de 1,4 mil civis mortos, diz lider separatista.
A Rússia atacou hoje tropas georgianas que invadiram a capital da Ossétia do Sul. A Rússia que mantia tropas de paz naquele país achou que a ofensiva da Georgia quebrou acordos e por se tratar de uma região de extrema importância para os russos houve o revide.
A Ossétia do Sul, que tenta a independência da Georgia desde 1989, é um país muito mais próximo dos russos que ajudamam inclusive com ajuda e investimentos econômicos, teve sua capital mais uma vez atacada.
As forças georgianas dizem está "libertando" a população do movimento separatista. Já correspondentes dizem está havendo uma exterminação étinica. A região possui população diferenciada em seus costumes, cultura e principalmente língua, que mais parece com o Persa do que a língua falada na Georgia.
O governo da Georgia já avisou, aos Estados Unidos, que vai mandar mil soldados que estão no Iraque voltarem considerando que ela sofreu violação do seu território por parte da Rússia e está em guerra contra o vizinho. A Rússia continua na região.
Começam as Olímpiadas de Pequim
Em uma festa com mais de quatro horas de duração a China abriu os braços e os pergaminhos de sua história para o mundo. Com um show de técnica aliada a técnologia os chineses surpreenderam o mundo com a perfeição dos mínimos detalhes, confundindo, iludindo e emocionando os sentidos de quem acompanhou tanto lá no estádio, Ninho do Pássaro, quanto quem acompanhava pela televisão.
A China terá do que se orgulhar por muito tempo da cerimônia de abertura dos jogos olímpicos de 2008, provávelmente o mais bonito de todos os tempos. Tudo isso graças ao empenho de todos os atores e voluntários que participaram.
Com um show que mais pareciam máquinas, computadores ou sabe-se lá o quê mais, e que no final descubriu-se que eram pessoas que executavam movimentos perfeitos, os chineses contaram seus cinco mil anos de história, iniciando pontualmente às 8h da noite do dia oito de 2008 (horário local), - O oito que na China é sinal de sorte, segundo a crença daquele povo, e irá trazer sorte para todos - pulando apenas partes trites de sua história e apresentando um país tradicional e ao mesmo tempo moderno com sua tecnologia.
Após a apresentação, as delegações, uma a uma, foram desfilando para o público com suas bandeiras. O pavilhão brasileiro foi levado por Robert Sheide, bi-campeão olímpico na vela, muito emocionado, acompanhado de uma grande parte da delegação brasileira.
Também estava presente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu de pé e com aplausos os atletas brasileiros.
Após os discursos diplomáticos chegou o grande momento de ascender a pira olímpica. Em meio ao suspense que durou até o último minuto apareceu o ex-ginásta Li Ning, 45 anos, que foi o primeiro medalhista, após a volta da China, as disputas olímpicas. Num vôo apoteótico Li Ning correu por todo estádio suspenso no ar. Depois de completar os 360º o ex-ginásta ascedeu a pira para explosão de alegria, não só dos chineses, mas de todo o planeta.
Quando o Carnaval Chegar
Quem me vê sempre parado, distante garante que eu não sei sambar
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar
Eu tô só vendo, sabendo, sentindo, escutando e não posso falar
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar
Eu vejo as pernas de louça da moça que passa e não posso pegar
Há quanto tempo desejo seu beijo molhado de maracujá
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar
E quem me ofende, humilhando, pisando, pensando que eu vou aturar
E quem me vê apanhando da vida duvida que eu vá revidar
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar
Eu vejo a barra do dia surgindo, pedindo pra gente cantar
Eu tenho tanta alegria, adiada, abafada, quem me dera gritar
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar (3x)
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Vice-presidente veta blindagem de advogados
O vice-presidente da República, José Alencar, vetou hoje, 7, em acordo com representantes dos magestrados, do Ministério Público, Polícia Federal, Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério da Justiça, três parágrafos da lei que proíbe que escritórios de advocacia seja investigados ou que qualquer irregularidade seja apurada.
A lei, que foi aprovada pelo Congresso, proíbia a investigação de qualquer tipo em escritórios de advocacia ou de provas que neles estivessem, correspondência, correios eletrônicos, telefonemas e telemáticas.
O veto foi negociado com entidades ligadas as áreas que seriam atingidas pela lei, porém com protestos a favor e contra a aprovação total o Governo acabou por achar melhor excluir apenas os três parágrafos mais contundentes.
O ministro da justiça, Tarso Genro, já havia adiantado que iria pedir o veto parcial da lei aprovada no congresso, sugestão acatada pelo vice-presidente, e presidente em exercício, José Alencar.
A decisão, que tinha oposição da OAB, acabou sendo aceita pela entidade e agora volta para o Congresso onde deve passar por revisão para nova avliação do Executivo.
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
Flu e São Paulo se encontram depois da Libertadores
O Fluminense recebe o São Paulo nesta quarta-feira, 6, no Maracanã pela primeira vez depois de ter eliminado o Tricolor Paulista da Libertadore deste ano. A grande diferença que o Flu recebe o São Paulo embalado por bons resultados, que o levaram ao G4 (grupo dos quatro primeiros e que dá vaga para a Libertadores 2009), enquanto tentar sair da zona do rebaixamento.
Após golear o Vasco, no fim de semana, o São Paulo enfim conseguiu seu primeiro objetivo, ascender ao G4, mesmo assim o time mantém os pés no chão e acredita que só a liderança interessa para o grupo. O Fluminense responsável pela eliminação do São Paulo da Libertadores, em pleno o Maracanã, não vive sua melhor fase. Tem problemas para se recuperar no campeonato e o técnico Renato Gaúcho já senti a possibilidade de ser demitido.
Durante o jogo do Fluminense na última rodada a torcida gritou o nome de Carlos Alberto Parreira, que foi técnico do clube e ajudou o clube a subir quando passou pelas series B e C do Brasileiro, no inicio da semana a diretoria entrou em contato com o técnico e ficou de definir após a partida contra o São Paulo a função que ele irá ocupar.
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Classe média supera classe baixa segundo FGV
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) anunciou hoje, 5, o aumento do número de brasileiros de classe média, que agora é 51,89% da população. Estes dados vieram acompanhados do aumento de carteiras assinadas no país e a diminuição de famílias pertencentes a "classe baixa".
O Brasil recebeu hoje uma excelente notícia, que aumentou o número de pessoas que recebem entre R$ 1.064 e R$ 4.591. Em dez anos são os melhores números segundo dados da FGV.
Os números para a "classe alta" também foram bons. Ela passou de 11,61%, em 2004, para 15,52% em 2008.
PF diz que Abadia e Beira-Mar comadavam criminosos de dentro da cadeia
A Polícia Federal anunciou nesta segunda-feira, 4, que Juan Carlos Abadia, Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-mar, e mais dois bandidos, comandavam de dentro da penitenciária de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, ações de sequestro e estorção. Os quatro foram trânsferidos para a superintendêcia para prestar depoimentos.
A PF descobriu o esquema durante a Operação X, que revelou que os tráficantes tinham a ajuda de pessoas de dentro da penitenciária que sempre faziam a revista.
A chefia da PF não revelou o nome das pessoas que estavam na lista de sequestros e indiciou os quatro bandidos mais quatro colaboradores, que serviam de elo para as ações criminosas, por estorção, sequestro e formação de quadrilha.
A fulga.
Um plano de fulga estava sendo planejado contra o presídio de Mato Grosso do Sul, mas a PF nega que os presos na Operação X tenham qualquer envolvimento, pelo menos neste primeiro momento.
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Garibaldi anuncia folga para parlamentares
O senador, Garibal Alves, anunciou hoje,4, que vai propôr folga para os parlamentares em agosto e setembro para participarem das eleições em seus estados, sem desconto em folha.
As folgas serião na última semana de agosto e nas duas últimas de setembro. O senador Garibaldi afirmou que não se trata de uma folga, mas que a participação dos parlamentares é um dever cívico.
A definição virá após reunião com os lideres de partidos e não terá qualquer desconto nos R$16,5 mil que cada um recebe.
Operação em favela no RJ deixa 10 mortos
Confronto durante operação, nesta segunda, 4, para interceptar carregamento roubado na favela de Lagoinha, no Rio de Janeiro, deixa 10 mortos e cinco feridos, além de outros cinco bandidos presos. O Coodenadoria de Recursos Especiais (Core) foi a favela dar apoio a um grupo da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), que estava encurralado no alto da favela.
Durante ação em repressão ao roubo de cargas políciais do DRFC ficaram encurralados em meio a uma troca de tiros no alto do morro da Lagoinha. O Core foi acionado para o resgate e teve a ajuda do 15º Batalhão de Caixias.
No confronto 10 pessoas morreram, cinco ficaram feridas, entre elas um polícial, e cinco traficantes. Também foram apreendidas armas e drogas, cujo a quantidade não foi divulgada.
"Ajudar está no sangue"
Este é o slogan que o Ministerio da Saúde está vinculando nas rádios, na TV e em cartazes espalhados por nossa cidade para o incentivo e esclarecimento sobre a Doação de sangue. A campanha iniciou-se em 20 de Julho deste ano e tem como principal objetivo conscientizar a população brasileira a doar sangue.
O indice de doações aqui no DF está na faixa de 3,2%, mas é preciso que este indice aumente. Doar sangue é um ato de cidadania e solidariedade com aqueles que necessitam deste benéficio.
Doar sangue não doí, é fácil e rápido, não afeta nossa saúde e a cada 450ml de sangue coletados podemos salvar até quatro vidas, pois o sangue é separado em diferentes componentes e assim beneficar mais pessoas.
Recomendações:
Ter boa saúde / ter entre 18 e 65 anos de idade / pesar acima de 50Kg /fazer a doação antes da vacinação contra a rúbeola
No dia da doação evitar:
Ingerir bebidas alcoolicas nas 12 horas anteriores a doação/ evitar fumar pelo menos 2 horas antes / evitar alimentos gordurosos/ nunca doar sangue em jejum / ter dormido no minimo 6 horas na noite anterior à doação
Quem não pode doar:
quem teve diagnostico de hepatite após os 10 anos de idade/
mulheres grávidas ou amamentando/ usuários de drogas / pessoas que estão expostas a doenças transmissiveis pelo sangue como: AIDS, sifilis e doença de chagas / aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem o uso do preservativo
Onde doar:
A Fundação Hemocentro de Brasília - Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 03, conjunto A, Bloco 03, próximo ao HRAN, no início da Asa Norte.O atendimento é feito de segunda a sábado, das 7h às 18h. Telefone para informações: 160 ou (61) 3327-4424.
Outros lugares onde você também pode doar Sangue:Você ainda pode doar sangue em uma das unidades de Hemoterapia e Hematologia dos seguintes hospitais.
HOSPITAIS
Hospital Regional de Taguatinga - HRT(Oxx61) 3353-1018/3353-1020
Hospital Regional do Gama - HRG As doações neste local ocorrem 01 (uma) vez por semana, todas às quartas-feiras, das 7h30 às 16h, na Unidade Móvel (ônibus) do Hemocentro.(0xx61) 3556-1422 ramais: 274/275
Hospital Regional da Ceilândia - HRC as doações neste local ocorrem 02 (duas) vezes ao mês, na Unidade Móvel (ônibus) do Hemocentro.
Hospital Regional de Sobradinho - HRS as doações neste local ocorrem 02 (duas) vezes ao mês, na Unidade Móvel (ônibus) do Hemocentro.
"Façamos a nossa parte para ajudar a sociedade, o pouco que fazemos hoje pode salvar muitas vida amanhã".
Fonte: Ministerio da Saúde / Fundação Hemocentro
Atentado na China às portas das Olimpíadas
Há quatro dias da abertura dos jogos Olimpícos um atendado contra um posto polícial, na China, preucupa o mundo. O atentado ocorreu na manhã desta segunda-feira (horário local) no noroeste de Xinjiang e matou 16 políciais da guarda alfandegaria.
Segundo relatos um caminhão com dois homens foi em direção aos políciais. Após baterem em uma cerca lançaram explosivos, de fábricação caseira, contra o barracão onde estavam os políciais. 14 morreram na hora e dois a caminho do hospital.
A polícia chinesa investiga a possibilidade de atentado terrorista.
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
Assassino de inglesa tenta subornar PMs
O mundo ficou chocado com o assassinato da iglesa Cara Mary, 17 anos, por um amigo em Goiânia. Mohamed D'Ali Carvalho dos Santos, 20 anos, esfaqueou e esquartejou a amiga, e durante a prisão além de confessar o crime ainda tentou subornar os polícias, com R$70 mil, para ser liberado.
A PM de Goiânia divulgou na manhã de hoje gravação em que Muhamed confessa e detalha como esfaqueou, saiu para uma festa, voltou, esquartejou, colocou em uma mala de viagem e se livrou do corpo da inglesa. Na gravação também está a tentativa de suborno onde ele oferece R$70 mil para os políciais.
Nesta sexta-feira, 1º, negou ter práticado, mas logo voltou atrás e foi conduzido ao local onde diz ter jogado os restos de Cara Mary.
Opine!
Se este crime fosse entre brasileiros teria uma repercursão tão grande quando com esta inglesa?
quarta-feira, 30 de julho de 2008
Fraude até em transplantes de órgãos
A Polícia Federal de inicio na madrugada desta quarta-feira, 30, a operação "Fura-Fila", que pretende prender todos os envolvidos no esquema que mandava para o começo da fila de transplantes de órgãos pessoas próximas do meio e do fim. O ex-coordenador do Riotransplantes e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Joaquim Ribeiro Filho, acusado de fraudar a fila do transplante de fígado, foi preso nesta manhã.
A PF envestiga o caso desde 2003 e acredita que pelo menos duas pessoas tenham morrido neste período, por terem sua vez de receber o transplante passada.
Os pacientes eram escolhidos de acordo com a vontade ou interesse da equipe mádica.
segunda-feira, 28 de julho de 2008
TEMPO SECO: O QUE FAZER?
Nesta época do ano os índices de umidade relativa do ar estão muito baixos o que nos leva a tomar alguns cuidados. A OMS - Organização Mundial de Saúde- considera niveis abaixo de 20% criticos e a atenção deve ser redobrada. Na semana passada estes indices ficaram entre 15 e 16% e no sabado poderia chegar a 14%.
Os que mais sofrem com este tempo são as crianças e os idosos, mas os adultos também precisam se cuidar e não vacilar, pois com o ritmo intenso de trabalho e a correria do dia-a-dia o corpo pode ficar desidratado e os principais sintomas são: dores de cabeça, tonturas e até desmaios.
Uma dica importante e abusar da ÁGUA, beber muito líquido (que inclui: sucos, chás, frutas com bastante água) para hidratar o corpo não se esqueça de abusar dos hidratantes corporais e do filtro solar principalmente no rosto, pescoço, mãos e braços, pois estas são as partes que ficam mais expostas aos efeitos da seca dos raios solares. Ofereça agua as crianças e aos idosos de hora em hora. Vamos nos previnir!
Abraços!
Fonte: Jornal de Brasília / DFTV
Polícia contém Gangues em São Sebastião
Há um mês a Polícia Militar ocupa as ruas de São Sebastião, o motivo foram os confrontos entre gangues que mataram quatro jovens. Mesmo com a redução a zero no número de homicídios a PM e o Governo não descartam a possibilidade de novas ações. Neste perído foram efetuadas 11 apreensões de armas e três prisões.
Rodada quente no Brasileirão 2008
A 15ª rodada do Campeonato Brasileiro pegou fogo neste final de semana, destaque para os jogos de domingo envolvendo Grêmio, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e agrande surpresa o Santos.
Mesmo com empate do Grêmio e Palmeiras em 1 a 1, no Olímpico, o Flamengo não conseguiu alcançar a líderança, já que também empatou, sem gols com o Botafogo, no Maracanã. Estes resultados embolaram a parte de cima da tabela, que agora tem do do primeiro colocado até o quinto uma diferença de apenas três pontos.
Mas a grande surpresa da rodada foi a goleada por 5x2 do Santos sobre o Vasco. Num jogo com três pênaltis o Santos lavou a alma. Mesmo com o resultado o Santos ocupa a 18ª posição.
Já o grande beneficiado da rodada é o São Paulo, que saiu perdendo para a Portuguesa, mas com boas substituições feitas por Muricy Ramalho virou o placar para 3x1 e encostou no G4.
Resultados da rodada
sábado
Fluminense 1 x 3 Cruzeiro
Náutico 1 x 2 Coritiba
Ipatinga 1 x 0 Internacional
Domingo
Góias 1 x 2 Sport
Grêmio 1 x 1 Palmeiras
Santos 5 x 2 Vasco
Atletico-PR 0 x 0 Figuerense
Atletico-MG 2 x 1 Vitória
Flamengo 0 x 0 Botafogo
São Paulo 3 x 1 Portuguesa
sábado, 26 de julho de 2008
Começam a circular novos microônibus no DF
Começaram a circular neste sábado, 26, os primeiros microônibus do programa Brasília Integrada, os novos veículos cobrirão 64 linhas, feitas tanto por vans quanto por coletivos. A surpresa foi a liminar expedida pela Justiça do Trabalho que mantém, pelo menos até segunda-feira, 28, a circulação da vans do transporte alternativos. Mesmo com os conflitos entre os micrônibus e as vans os passageiros que já fizeram sua primeira viagem nos novos transportes aprovaram.
Os novos microônibus do Brasília Integrada foram comprados para substituir as vans do transporte alternativos. A intenção da secretária de transporte é dar mais segurança e comodidade aos usuários. A reclamação comum em relação as vans era o excesso de passageiros e o excesso de velocidade. Com a provavél retirada das vans o governo espera diminuir os acidentes, o número de reclamações e multas aplicadas pelo DFTrans.
Dona Lindalva, 43 anos, moradora da Guariroba, experimentou o novo transporte e aprovou: "eles são mais confortáveis e comportados (do que as vans). Esperei cinco minutos". Raimundo Nonato, 76 anos, e dona Lourdes, 65 anos, também aprovaram: "Eles não demoraram quase nada, a viagem foi ótima" - afirmou seu Raimundo. Dona Lourdes foi da mesma opinião, e disse: "A viagem foi rápida, mas ele não correu. Nota 10 para eles".
Opine!
O que você está achando da substituição das vans pelos microônibus?
Deixe-nos seu comentário.
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Justiça adia depoimento de Cacciola
A juíza federal, Simone Schreiber, adiou o depoimento do ex-baqueiro Salvatore Cacciola por tempo indeterminado atendendo a um pedido da defesa, mas manteve a prisão.
A defesa de Cacciola alegou que no acordo de extradição constava que o acusado não poderia ao chegar no Brasil ser processado por outros crimes além dos específicados no acordo. A defesa ainda torce para que este processo seja arquivado.
Ouça o Que eu Digo: Não ouça Ninguém
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Heráclito ataca a PF
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) entrou com representação contra o delgado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, após vazamento de conversas que o ligariam ao banqueiro Daniel Dantas e ao esquema entre o CitiBank e o Banco Opportunity. De imediato o senador disse que este fazamento tinha o objetivo político de lhe prejudicar e que entraria com quantas representações fossem possiveis. Ele diz que sua intenção é mostrar que a PF não é a "dona do mundo".
Heráclito continua sob investigação.
CUIDADO COM O JUIZ!
Foi publicado nesta quinta, 24 de julho, no Jornal de Brasília uma matéria sobre seqüestro relâmpago que teve um final feliz. O sequestrado Manoel* (nome fictício), 37 anos, foi abordado por três rapazes que o levaram na altura da 710/711 norte quando uma testemunha viu e ligou para a polícia que interceptou o carro evitando males maiores a vítima. Logo em seguida obrigaram um dos sequestradores a ligar para os outros dois companheiros e marcar uma local de encontro. Apenas um deles foi até lá e logo foi preso também. O terceiro está foragido.
A lei.
A lei brasileira diz que ninguém é obrigado a produzir provas contra si, então o que dirá o juíz quando for julga-los? Será que fará como o ministro Gilmar Mendez que achou um exagero a prisão do banqueiro Daniel Dantas, mesmo com tantas provas, e mandou liberta-lo?
A verdade é que a polícia fez o bandido produzir mais uma acusação além do seqüestro relâmpago, a de formação de quadrilha, e que também é verdade há por trás de tudo isto o dinheiro e o poder que ele trás a uma pessoa como Daniel Dantas. O juíz provavélmente não vai dizer que houve excessos por parte da polícia do DF e vai condena-los fácil-fácil por este crime, mas como vai terminar o caso Daniel Dantas? Como o do Cacciola, que mal chegou a cadeia já tem mordomias?
Hoje, de tanto ouvir falar que a Polícia Federal prendeu esse ou aquele as crianças já falam que quando crescerem vão ser da PF, mas se eles para nos, reles mortais, são hérois porquê para os poderosos eles representam uma ameaça? A verdade que toda vez que a PF sai para fazer aqueles prisões as pessoas acreditam que a corrupção ainda tem solução.
quarta-feira, 23 de julho de 2008
Reflita...
Força não há capaz de enfrentar uma idéia cujo o tempo tenha chegado.
A força não é capaz de salvar uma idéia cujo o tempo tenha passado.
Pra pegar a onda tem que estar na hora certa num certo lugar.
Uma nova era
Todos precisamos da notícia, ela define como será nosso comportamento no dia de amanhã ou até mesmo hoje. O mundo só se tornou veloz porque a notícia passou a ser transmitida mais rápido. São bolsas que caem na Ásia enquanto ainda estamos dormindo ou ataques num país do Oriente Médio que fazem o petróleo subir que podem mudar o nosso cotidiano.
Aqui você terá um pouco de tudo que é importante ou do que não é importante para ninguém.
Todos tem direito a imformação, por tanto, aproveite os resumos e notícias aqui postados.
Aquele abraço!!!