sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Russia ataca Georgia

Por: Suzano Almeida

O governo russo confirmou hoje, 8, ter atacado tropas da Georgia que estavam na capitão da Ossétia do Sul. A região que tenta ser independente da Georgia desde o fim da União Soviética está sob ataque da Georgia, e já contabiliza mais de 1,4 mil civis mortos, diz lider separatista.
A Rússia atacou hoje tropas georgianas que invadiram a capital da Ossétia do Sul. A Rússia que mantia tropas de paz naquele país achou que a ofensiva da Georgia quebrou acordos e por se tratar de uma região de extrema importância para os russos houve o revide.
A Ossétia do Sul, que tenta a independência da Georgia desde 1989, é um país muito mais próximo dos russos que ajudamam inclusive com ajuda e investimentos econômicos, teve sua capital mais uma vez atacada.
As forças georgianas dizem está "libertando" a população do movimento separatista. Já correspondentes dizem está havendo uma exterminação étinica. A região possui população diferenciada em seus costumes, cultura e principalmente língua, que mais parece com o Persa do que a língua falada na Georgia.
O governo da Georgia já avisou, aos Estados Unidos, que vai mandar mil soldados que estão no Iraque voltarem considerando que ela sofreu violação do seu território por parte da Rússia e está em guerra contra o vizinho. A Rússia continua na região.

Fonte: g1.globo.com/www.terra.com.br

Nenhum comentário: