segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Opinião!

Por que o Brasil não é uma potência Olímpica?

As Olímpiadas de Pequim já estão próximas do final, e mais uma vez o Brasil tem uma atuação pífia ficando muito atrás de países menores em número de habitantes, como a Austrália. No quadro de medalhas até hoje, 18, o Brasil estava apenas em 38º lugar com seis medalhas (uma de ouro e cinco bronze), isso reflete o quanto o país fica a desejar em questão de desempenho.
Mas o quê acontece com nossos atletas não é somente mau desempenho. É a falta de estrutura e apoio a eles. A ilusão criada durante os jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro, no ano passado, mostrava um Brasil forte, pronto a estar entre as grandes potências mundiais do esporte, mas a imprensa não falou que os Estados Unidos vieram com a equipe reserva e ficaram em primeiro no quadro de medalhas do Pan.
O Brasil possui um PIB muito maior que Cuba, por exemplo, e mesmo assim não consegue dar o apoio necessário aos atletas, como o governo de lá faz. No país a quantidade de talento disperdissado causa revolta a quem se interessa pelo assunto, desta forma sem opção o esporte fica a míngua.
O esporte não é só motivo de estatus para um país, é também uma forma de diminuir a desigualdade social, abrir caminhos como disciplina e civilidade, produzir profissionais do esporte, aumentar a ocupação da juventude fora do horárioa escolar e diminuir a criminalidade nas grandes cidades e suas períferias.
O incentivo ao atleta de base deve ser levado a sério agora, pois com que pretenção o Brasil quer fazer uma Olípiada em 2016? Será apenas festa para os outros?
O país já provou que não é feito só de futebol, mas de outros esportes que só estão sendo representados nestas Olímpiadas por que, antes, os atletas tiraram dinheiro do próprio bolso para conseguir chegar lá.

Um comentário:

Jéssica Almeida disse...

Poxa Suzano gostei muito do seu artigo. E concordo com praticamente tudo. Infelizmente essas olimpiadas não serão lembradas como gostaríamos =/