terça-feira, 30 de setembro de 2008

Congresso americano veta proposta de socorro financeiro

Por: Suzano Almeida

O Congresso Americano rejeitou nesta segunda, 29, a proposta de socorro as instituições financeiras e a Bolsa americana. O presidente George W. Bush, que havia anunciado US$ 700 bi de socorro, foi derrotado no congresso o que fez com que as bolsas caíssem em todo mundo.
O "dia negro" para o mercado parece que não vai parar por ai, mesmo com o congresso afirmando que irá correr contra o tempo para formas uma proposta bipartidária, os mercados pelo mundo não se acalmaram e muitos governos tiveram que intervir para controlar as perdas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou ainda nesta segunda-feira que não é justo os países pobres e emergentes pagarem o preço de uma mau administração, e que o Estados Unidos devem resolver seus problemas o mais rápido, para quê o rombo não se torne maior.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ronaldinho brilha e Milan vence a Inter

Por: Suzano Almeida

Depois de ficar de fora da convocação da Seleção brasileira, que irá jogar contra Venezuela e Colômbia pelas Eliminatórias para a Copa de 2010, Ronaldinho Gaúcho voltou a jogar bem e deu ao Milan a vitória contra seu arque-rival, Internazionale, por 1 a 0, pelo campeonato Italiano.
Após boa jogada, iniciada pelo próprio Ronaldinho, pelo meio, o meia-atacante lançou para Kaká que cruzou para área para a bela cabeçada do camisa 80 do time rossoneiro. Este foi o primeiro gol do craque com a camisa do Milan, e logo no maior clássico da Itália.

Mesmo não vindo de uma boa fase Ronaldinho Gaúcho demonstra que pode, sim, recuperar seu futebol. Com apoio do amigo Kaká e da diretoria do Milan o meia-atacante vem evoluindo, ainda que isso não esteja sendo visto na Seleção. Mas o próprio empresário do atacante, seu irmão Assis, admite que sua melhor forma deve ser alcançada a partir do fim deste ano para o ano que vem. Ronaldinho, que teve papel importante nas últimas conquistas da Seleção Canarinho, pode está com os dias contados para voltar ao topo dos melhores jogadores, principalmente se levarmos em conta o elenco que joga ao seu lado no Milan e o meio-campista e parceiro de seleção Kaká, com quem já demonstra estar se entrosando bem em campo.
A não confirmação do número 80 para os dois jogos se justifica por suas atuações negativas nas últimas partidas pela Seleção, mas seu progresso poderá render-lhe uma volta triunfal digna do craque que ele é.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Sete filmes saem de cartaz nesta quinta-feira

Por: Jéssica Almeida
www.jeealmeida.blogspot.com

Após dois meses divertindo os espectadores brasilienses, a comédia francesa As Aventuras de Molière, um Irreverente Adorável Sedutor sai de cartaz nesta quinta-feira. Dirigido por Laurent Tirard, o filme mostra a trajetória do dramaturgo e ator Molière, que perambula por cidades francesas com sua trupe encenando tragédias. Endividado, ele retorna a Paris e tem as contas pagas em troca de um favor. No elenco, estão Romain Duris, Fabrice Luchini e Laura Morante.

Um famoso personagem das HQs, que com freqüência migra para o cinema, também se despede das salas. Em Asterix nos Jogos Olímpicos, o herói gaulês e seu companheiro, Obelix, decidem participar das competições. Para vencer as provas, eles planejam ingerir uma poção secreta, mas logo descobrem que as regras dos jogos impedem a utilização de tal substância. A comédia conta com os atores Gerard Depardieu, Clovis Cornillac e Alain Delon.

Duas produções infantis, do diretor Albert Lamorisse, dão adeus às telonas. No curta O Balão Vermelho, um menino, interpretado por Pascal Lamorisse, percorre as ruas de Paris acompanhando a viagem de um balão. O mesmo ator vive um pescador em O Cavalo Branco. Na trama, o personagem tem um cavalo como único amigo.

Os fãs da trilogia de George Lucas não podem perder o último dia da animação Star Wars – The Clone Wars, de Dave Filoni. Inspirada no segundo filme da série, reúne todos os conhecidos personagens das três fitas.

Na onda dos longas sobre terrorismo, o Paranóia Americana, outra baixa desta quinta, conta a história de um americano que desconfia de um estudante islâmico. O suspense, dirigido por Jeff Renfroe, retrata a sensação de insegurança e a mania de perseguição que acompanham cidadãos norte-americanos desde os ataques de 11 de setembro.

Baseado no clássico de Júlio Verne, Viagem ao Centro da Terra – O Filme é a última produção da lista. Na trama, o cientista Trevor Anderson (Brendan Fraser) e seu sobrinho, Sean (Josh Hutcherson), partem para a Islândia em busca do pai do garoto. Mas, durante a expedição, ficam presos em uma caverna e descobrem um mundo exótico.

Fonte: Correio Braziliense

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Convocação para as Eliminatórias não terá Ronaldinho

Por: Suzano Almeida

O técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Dunga, convocou nesta quinta-feira, 25, os 22 jogadores que participarão dos dois jogos, contra Venezuela e Colômbia, nas eliminatória para a Copa de 2010. A surpresa ficou por conta da ausência de Ronaldinho Gaúcho, que vinha sendo convocado desde os Jogos Olímpicos de Pequim, mas não vinha atuando bem, principalmente nos últimos jogos das eliminatórias. O ponto positivo da convocação foi a volta de Kaká e Alexandre Pato (ambos do Milan).
Ronaldinho que havia sido convocado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para os Jogos Olímpicos, não resistiu as más atuações, principalmente contra a Bolívia, e acabou fora das partidas seguintes das Eliminatórias. Com isso Dunga abriu a vaga, que até então era dele, para Kaká, que se recuperou muito bem de cirurgia no joelho. Pato que não foi convocado para os dois últimos jogos também está de volta, depois de boa atuação na rodada passada do campeonato italiano.

Confira a relação dos convocados

Goleiros
Júlio César (Inter de Milão)
Doni (Roma)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Inter de Milão)
Kléber (Santos)
Juan (Flamengo)

Zagueiros
Lúcio (Bayer de Munique)
Alex (Chelsea)
Juan (Roma)
Thiago Silva (Fluminense)

Meio-campistas
Lucas (Liverpool)
Gilberto Silva (Panatinaykos)
Anderson (Manchester United)
Kaká (Milan)
Elano (Manchester City)
Josué (Wolfsburg)
Júlio Baptista (Roma)

Atacantes
Robinho (Manchester City)
Jô (Manchester City)
Luís Fabiano (Sevilla)
Alexandre Pato (Milan)
Mancini (Inter de Milão)

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Garibalde dá ultimato para demissão de parentes

Por: Suzano Almeida

O presidente do senado, Garibalde Alves (PMDB - RN), enviou nesta terça-feira, 23, carta aos 80 senadores da república estipulando prazo até o dia 10 de outubro, agora, para a demissão de parentes que trabalhem no congresso sem concurso público.
Na carta o senador Garibalde não mencionou punições por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto a manutenção de parentes sem concurso publico.
Quanto às punições o presidente do STF afirmou, também nesta terça-feira, que cabe ao ministério publico avaliar se há ou não descumprimento das decisões do Supremo.

Comente no nosso blog.
O quê você acha da decisão do STF em acabar com o nepotismo no Congresso?

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Governo brasileiro deporta espiões bolivianos

Por: Suzano Almeida

Segundo o Globo News a Polícia Federal brasileira deportou três espiões bolivianos que estavam infiltrados, no Acre, entre refugiados dos confrontos na Bolívia. Eles passavam informações sobre refugiados para o exército da Bolívia que por sua vez monitoravam cada um.
A cúpula da Unasul, União dos países Sul-Americanos vão se reunir novamente em, Nova Iorque, nesta quarta-feira, 24, para discutir sobre a crise na Bolívia.

Fonte: g1.globo.com

Comércio vai abrir 5 mil vagas temporárias

Por: Jéssica Almeida
Está aberta a temporada dos empregos temporários, especialmente no comércio. Por isso, quem está à procura de trabalho pode arregaçar as mangas e cuidar do currículo. O Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista) estima que sejam abertos cinco mil novos postos de trabalho a partir deste mês. No país todo, o número pode chegar a 112.400, segundo levantamento da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings, um aumento de 15,8% comparado à temporada de Natal do ano passado.

“A contratação começa em outubro, mas já começamos um trabalho de preparação. Estamos em um momento de muita incerteza e essa crise externa pode refletir nos empregos temporários. Ainda assim, acredito que poderemos manter o mesmo número do ano passado”, explica o presidente do Sindivarejista, Antônio Augusto Carvalho de Moraes.

Apesar da experiência não pesar tanto no momento da seleção dos candidatos, conhecimentos básicos podem ser determinantes para garantir o trabalho. “Tem muita gente despreparada. Estou, por exemplo, com 40 vagas que não exigem experiência, mas tem uns testes de português e matemática que as pessoas não passam, inclusive gente com nível superior. E as empresas não querem abrir mão desses testes”, afirma a gestora da Gelre. A dica da consultora para os candidatos é aprender o básico de matemática financeira e gramática.

Elas têm preferência

Segundo o Sindvarejista, a seleção começa ainda neste mês. Os contratos duram em média 90 dias e devem ser encerrados até janeiro. A boa notícia é que o percentual de efetivados após os contratos temporários nos últimos anos ficou entre 20% e 25%, a expectativa para 2008 é que o quadro se repita.

Levantamento feito por representações de empresas do setor Serviços em todos os estados indica que os segmentos que abrirão mais vagas serão lojas de departamento (10,7%), seguidas do varejo de rua (8,8%), supermercados (7,6%) e shoppings (4,9%).

As funções mais solicitadas serão: fiscais de loja, empacotadores, atendentes, estoquistas, etiquetadores, operadores de telemarketing, auxiliares de crédito e analistas de crédito. Ainda segundo a pesquisa, a remuneração média nacional será de R$ 665,00. Entre as exigências, em metade das vagas serão requisitadas pessoas que possuem ensino médio completo e, na outra metade, nível fundamental. As mulheres representarão 55% dos empregados temporários.

Fonte: Correio Braziliense

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Proximidade de frota americana preucupa Lula

Por: Suzano Almeida

Após inauguração da plataforma P-53, no litoral gaúcho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre a proximidade da Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos do litoral brasileiro. Lula afirmou que este fato preocupa, já que o Brasil não é um país que fala em guerra, ou tenha qualquer inimizade com outros países.
O presidente Lula diz durante a entrevista que a única coisa que o Brasil precisa é que sua Marinha proteja suas plataforma e a área do Pré-sal, e que o Brasil apenas quer crescer sem qualquer desavença com qualquer outro país.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

FED tenta minimizar crise no mercado mundial

Por: Suzano Almeida

A crise economica nas bolsas dos Estados Unidos, que derrubam bolsas do mundo todo, já é a maior desde 1929, quando os EUA passaram por um longo tempo de recessão e levaram a crise a várias bolsas por todo o mundo. A quebra de um dos maiores bancos americanos, o Lehman Brothers, levou os investidores a fugirem do mercado derrubando bolsas em vários continentes e afetando países emergentes, como o Brasil. Com mais um anuncio de pedido de falência feito pela AIG, a maior seguradora do mundo, o mercado entrou novamente no jogo de nervosismo da bolsa americana, para minimizar a crise o FED (banco central americano) injetou US$85 bilhões para salvar a seguradora e diminuir os impactos no mercado mundial.
Com anuncio de que o FED investiria US$85 BI para salvar a AIG o mercado deu uma acalmada, mas ainda sim as bolsas do mundo todo passam por queda. No Brasil o dólar chegou perto da casa R$1,90 e pode subir mais nos próximos dias.
A crise no mercado mundial ainda é um icognita, e por isso bolsas de países em desenvolvimento trabalham em vigília para se manter atrativas para investidores externos. No caso do Brasil a aposta para minimizar a crise são os papeis da Vale e da Petrobras, que normalmente não trabalham no vermelho.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Bombardeiros russos sobrevoam costa leste da América do Sul

Por: Suzano Almeida

A agência de notícias France Press divulgou nesta terça-feira, 16, que bombardeiros supersônicos russos, saídos da Venezuela, sobrevoaram a costa brasileira. Os bombardeiros, que chegaram a Venezuela no último dia 10 deste mês, logo após as manobras retornaram a uma base aérea venezuelana.
Ainda segundo a agência, o porta-voz da força aérea russa, Valdimir Drik, os aviões partiram da base de El Libertador, na Venezuela, às 16h30 em direção ao Brasil e retornaram às 22h20 à Venezuela. O porta-voz russo afirmou, também, que todo o vôo foi feito dentro de águas internacionais, respeitando o espaço aéreo brasileiro.
A Rússia anunciou que os aviões não possuem armas nucleares e que irá realizar, junto a Venezuela, manobras navais, no Caribe, em região considerada pelos EUA parte de sua esfera de influência.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Crise na Bolívia: Opositores de Evo pedem a intervenção do Brasil

Por: Suzano Almeida

Após dias de confrontos e dezenas de mortos, o presidente boliviano, Evo Morales, resolveu negociar com os governadores dos estados opositores a seu governo. Eles pedem a intervenção do governo brasileiro, como forma de garantia de que os acordos tratados sejam cumpridos, e a revogação da lei que retira tributos de sua região.
O presidente boliviano decidiu negociar depois da morte de opositores e a intervenção das forças armadas. Os governadores da região da "Meia-lua" pedem a intervenção do governo brasileiro, segundo a declaração de um dos governadores esta seria a única forma de garantir que os acordos sejam cumpridos pelo presidente Evo.
O presidente Evo Morales deve ir a reunião dos países Sul-americanos, no Chile, que irá tratar da crise na Bolívia e alternativas para acabar com ela.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Guerra civil pode está próxima na Bolívia

Por: Suzano Almeida

A crise na Bolívia parece que vai demorar mais do que o esperado para acabar, isto porquê opositores ao governo, da região da meia-lua, foram as ruas para protestar contra a diminuição dos recursos, que irião para a região e agora são repassados em quantias menores, e entraram em conflito com a polícia. O presidente boliviano, Evo Morales, enviou tropas do exército para controlar as ações - que ele classificou de terrorista - e proteger as refinarias de gás e petróleo.
Os confrontos de La Paz parecem que também vão "espirrar" no Brasil. O governo brasileiro diz que não haverá a necessidade de racionamento de gás natural (produto do qual o Brasil é dependente da Bolívia) e que empresas que utilizam esta fonte podem ficar sossegadas. Mas com uma guerra civil a caminho o Brasil deve se preparar, pois radicais contra o governo podem tentar atacar refinarias, o que prejudicaria o envio de gás para o país prejudicando principalmente empresas do sudeste brasileiro.

Brasil livre da rubéola

Por Carla Dourado


Hoje, 12 de setembro, encerra-se a campanha de vacinação contra a rubéola iniciada em 09 de agosto de 2008. Segundo o ministerio da saúde foi a maior campanha de vacinação já realizada, a meta é imunizar 70 milhões de brasileiros e 75% já foram vacinados. 175 mil pessoas ainda não foram vacinadas para atingir a cobertura de 100%.


Vale lembrar que os postos de saúde ficam abertos de segunda a sexta-feira das 08:00 às 12:00 e de 13:00 às 17:00 e que as mulheres devem tomar a segunda dose da vacina 60 dias após a 1ª dose

Fonte: www.saúde.gov.br

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Sete anos do 11 de setembro

Por: Suzano Almeida

Na manhã de 11 de Setembro de 2001 o mundo conheceu a mais nova face do terror, onde os grupos terroristas, antes usuários de idealismos de liberdade, passaram a não só querer a liberdade de seu povo e seu país, mas passaram a acreditar que o mal vinha de lugares longínquos da região onde habitavam e passaram a caçar os "inimigos de Deus". Os Estados Unidos, maior potência econômica e militar da Terra e que depois da Guerra "Fria" nunca havia sido, sequer, ameaçada foi a vítima mais importante. Graças ao ataque feito por integrantes da Al Qaeda, do líder terrorista Osama Bin Landen, à importantes símbolos americanos, como as Torres Gêmeas, o mundo conheceu o lado negro das guerras logo no princípio do novo século.
Os ataques ocorreram por volta das 9h da manhã (horário de Brasília), e logo passaram a ser assistidos no mundo todo. Quando o avião com os terroristas atacou a primeira torre do edifício Wold Trade Center aquilo tudo que se acompanhava pela televisão já parecia impossível para a população mundial - que imaginária os EUA sendo atacados dentro de seu próprio país? - foi quando ao vivo o mundo assistiu ao segundo ataque, tudo que parecia inconcebível acabará de acontecer.
Naquele mesmo dia, com uma pequena diferença de minutos, outro aviões, como os que atacaram as torres gêmeas, foram sequestrados e foram direcionados para outros prédios do governo americano, sendo que só o que se dirigiu ao Pentágono chegou a atingir o alvo. Os americanos sofreram com o medo e a dor de perderem uma batalha dentro do seu território e com tantos mortos ao mesmo tempo.
As consequências foram terríveis para o Afeganistão, onde se refugiava Bin Laden, os EUA foram impiedosos e com toda as forças massacrou um país já consumido pela miséria e que passava também a destruído pela guerra.
A superioridade dos americanos na guerra não veio somente pelas inúmeras armas de tecnólogia avançada utilizadas, mas principalmente por terem evitado o corpo-a-corpo com os soldados da Al Qaeda num território desconhecido. Segundo o livro Deus é inocênte, a imprensa não, de Carlos Dorneles nas vezes em que os americanos estiveram em território afegão foram surpreendidos e passaram por dificuldades, mas tudo isso era descartável nos noticiários que apenas mostravam a superioridade militar dos EUA. Milhares de vítimas foram feitas nessa guerra, mas sempre foram encobertos pela "bandeira" americana.
Mesmo com a captura de Osama Bin Laden sendo o objetivo principal a guerra acabou, e só sua imagem e nome já provoca o medo e a irá dos norte-americanos.
A chamada guerra contra o terrorismo provocou e provoca até hoje mortes de inocentes e não tão inocentes, o Iraque de Sadan Hussein foi outra vítima dos EUA que forjaram evidências de armas químicas e atacaram o país, mataram Sadan e se apossaram do seu petróleo. Sua ação, que parecia a salvação daquele povo que sofria a décadas com a ditadura imposta pelo governo, tornou-se um pesadelo, desde o fim dos ataques americanos, praticamente todos os dias são noticiados ataques terroristas naquele país.
O fim do 11 de Setembro ainda está longe e irracionalidade de atacantes e atacados também, a política anti-terror americana pôs mais lenha nas divergências mulçumas e o ocidente, ainda que se diga que tudo isso é em nome de Deus.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Opinião

Continue acompanhado o debate sobre "ABORTO DE ANENCÉFALOS" no blog da Jéssica.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Polêmica no STF

Por Carla Dourado

Em seu 3º dia de debate (04/09) a discussão sobre a lei que permite o aborto de fetos anencéfalos foi manisfetada por inumeros debates. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurelio Mello continuou favorável ao aborto dos anencéfalos juntamente com o ministro da saúde José Gomes Temporão que criticou as interferências religiosas no debate.
O Ministro Marco Aurélio provocou o obstetra Dernival da Silva Brandão, então presidente da Comissão de Ética e Cidadania da Academia Fluminense de Medicina, diante de sua exposição contrária à antecipação do parto no caso analisado, o ministro questionou o médico se ele defendia a tese de que o sofrimento purifica o ser humano, Brandão disse acreditar nessa premissa e acredita que a dor aproxima as pessoas.
No mesmo dia houve um depoimento de uma mãe pernambucana que optou por interromper a gestação do feto que era diagnosticado como anencéfalo, ela relatou não sentir remorso e que sentiu paz ao realizar o procedimento e saber que a lei a amparava.
Situação contraria ocorreu durante a primeira audiência, em 26 de Agosto, quando Cacilda Galante Ferreira, mãe da menina Marcela de Jesus que depois de diagnosticada como anencéfala viveu 1 ano e 8 meses. Cacilda não foi chamada para dar seu depoimento e só pôde se manifestar informalmente quando era abordada por jornalistas durante os intervalos das sessões.
Em 2004 o ministro Marco Aurelio concebeu liminar autorizando o aborto de anencéfalos no país.
A sessão realizada ontem deveria ser o terceiro e último dia de debate no Supremo mas a cupula decidiu estender o encontro por mais um dia. O proximo encontro será em 16 de Setembro.

Fonte: Correio Braziliense

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

ESPECIAL FEIRAS DE CEILÂNDIA - O primo rico e o primo pobre de Ceilândia


Por: Suzano Almeida
Ceilândia possui cerca de 350 mil habitantes, em sua maioria nordestina ou descendente de nordestinos, que vieram para a capital em busca de uma vida melhor e aqui acabaram ficando. Também aqui instalaram sua cultura e costumes, associadas à de outras regiões, mas sem perder seu domínio. O ícone visível desta cultura é a Feira Central de Ceilândia, que comporta 460 bancas. Criada em 1984 ela reúne roupas, calçados, artigos para o lar, hortifrutigranjeiro e uma culinária de dar inveja. Porém por muito tempo a Feira Central foi cercada por camelôs, que ali também vendiam de tudo um pouco, mas com a entrada do governo Arruda a feira do centro (ou dos camelôs) foi transferida para uma instalação há cerca de 300 metros do local original, com mais espaço, segurança, estacionamento fechado e dentro da legalidade. A feira, criada em agosto de 2007, foi batizada de Shopping Popular de Ceilândia (ShPC) e possui 834 bancas. Mesmo agora que está em local de melhor qualidade e tem um maior número de bancas o ShPC não tem dias muito proveitosos em relação a lucros. Já a Feira Central, que com a retirada dos camelôs do centro da cidade ficou mais visível, diz está se mantendo e progredindo a passos curtos.
O administrador da Feira Central Francisco Nogueira, o França, está a quase 16 anos à frente da administração e possui duas bancas na feira. Ele afirma que passam pela feira, por semana, entre sete e 10 mil pessoas. Elas se dividem na compra de artigos para uso pessoal, nos restaurantes de comidas típicas e artigos para o lar. Outro chamativo para o movimento é a Feira Central ser usada como ponto de encontro. “A quantidade de nordestinos que vem a feira é muito grande. Eles usam o local não só para comprar, mas para encontrar outras pessoas”. – afirma França. – “as pessoas vem até a administração e muitas vezes pedem para anunciar outras com o intuito de reencontra-las”. Durante a entrevista França não quis revelar números oficiais sobre o balanço geral da feira. Ele diz não achar seguro e nunca ter feito um balanço, por isso não possui dados, porém nos dois dias em que durou nossa reportagem conversamos com alguns donos de bancas e podemos calcular uma média de 100 mil a 120 mil reais por mês da feira.
Do outro lado está o ShPC que apesar de está instalado a quase um ano, ainda não tem uma clientela tão grande e sofre com o não direcionamento de clientes até lá. Os boxes não foram entregues até hoje e muitos tem bancas improvisadas. Mesmo com a propaganda feita pelo Governo do Distrito Federal a presidente da Associação dos feirantes do ShPC, Ana Maria Oliveira Lima, diz que a feira não recebe nem 20% dos fregueses que recebia quando estava no centro da Ceilãndia. Segundo balanço fornecido pela presidente no mês de fevereiro o ShPC arrecadou R$17.890. “O movimento aqui está muito fraco e os lucros caíram muito”. Cada feirante paga uma taxa única de R$ 10 por semana que serve para a manutenção das instalações, funcionários e materiais referentes ao andamento da feira, tudo documentado. “Nos ainda não pagamos as taxas do governo” – Diz Ana Maria.
Na Feira Central França afirma que a taxa chega no máximo a R$ 100, o que já inclui os benefícios para os feirantes e propaganda. Esta informação foi rebatida minutos depois por uma das primeiras feirantes da Feira Central, Dona Socorro, que trabalha na mesma banca desde a inauguração. Ele nos conta que a taxa é de R$ 50 por semana, mais imposto Candango (contribuição paga ao GDF), no fim do mês o total por banca chega a quase R$300.

Além da retirada dos camelôs do centro outro fator que contribuiu para o aumento da clientela foi a diminuição dos roubos e assaltos, com a segurança os clientes voltaram a transitar pela feira. Eram encontrados de 50 a 60 carteiras de identidade por mês, segundo França esse número caiu para zero depois da retirada.
Uma das grandes vantagens da Feira Central sobre o Shopping Popular fica por conta da tradição. As pessoas que freqüentam a Feira Central vão em busca de produtos já conhecidos por eles, e muitas vezes por estarem a muito tempo instalados na feira os comerciantes criam amizade e um vinculo de confiança com os clientes. A feira dos camelôs, que hoje é o ShPC, se descaracterizou com a mudança de local, mesmo não ficando muito longe do centro da cidade ela não possui a tradição e os vínculos que os comerciantes da Feira Central criaram após tantos anos. Outros fatores são os produtos e as comidas que já estão adaptadas ao gosto de muitos clientes, aparentemente os produtos possuem características diferentes de qualidade, o que também ajuda na opção de escolha de um produto.
Os preços possuem diferenças, chegam a 60% do valor de uma para outra. Os comerciantes dizem que o motivo é que a mercadoria possui uma qualidade melhor. – Mão de obra mais cara, qualidade melhor, preço maior.
A Feira Central também é ponto de encontro e referencial para os amigos tomarem uma cerveja juntos, ou as famílias almoçarem nos finais de semana, as comidas típicas de varias regiões e estados do país atraem os clientes que a muito tempo saíram de sua terra natal. Este é um mercado que a Feira Central é quase imbatível, disputando até com restaurantes da cidade.
Enquanto isso o ShPC sofre com bancas precárias, algumas remanescentes do incêndio ocorrido no meio do ano passado, quando ainda estavam no centro da cidade, as barracas de comida não possuem espaço e condições para preparar comidas mais elaboradas, e tem que se contentar em produzir uma alimentação mais básica. Pastéis e sanduíches são a maioria das refeições produzidas nas 18 barracas que trabalham com alimentos.
Boa parte das bancas da Feira Central já trabalha com cartões de crédito e débito, o que facilita o parcelamento, enquanto isso a presidente Ana Maria tenta trazer para o ShPC caixas eletrônicos, mas ainda espera a regularização da documentação final do espaço.
Principalmente nos finais de semana a procura por produtos como hortifrutigranjeiro é intensa na Feira Central, já no Shopping Popular estes produtos não possuem autorização e nem espaço especifico para venda.
Frank é funcionário na banca 413, da Feira Central, há quatro anos, ele não acha que a retirada foi tão boa, e acredita que as vendas da loja caíram. O mesmo diz Dona Socorro, ela relata que os clientes têm deixado de ir nos finais de semana para a Feira Central e ido nas quartas-feiras para a chamada Feira dos Goianos que fica a cerca de 5km do centro da Ceilândia. Os produtos lá costumam ser mais baratos por não possuírem os mesmos impostos que as bancas fixas da Feira Central possuem, daí o maior poder de barganha. Os feirantes do ShPC também concordam, mas reclamam menos por não pagarem, por enquanto, os impostos normais. Eles só começaram ser pagos quando a documentação estiver pronta.
A maior quantidade de produtos, variedades e a acessibilidade facilitada, pelo local que se encontra a Feira Central, ajuda nas vendas, mas no caso do ShPC a mudança esta levando muitos a falência, isto devido a porção mínima de clientes que se dirigem até lá, apesar de não ser tão longe da outra feira.
Imagem: Wikipédia / Divulgação


Ministro da Saúde diz que é a favor do aborto de anencéfalos

Por: Suzano Almeida

Desde o dia 26 de agosto estão sendo realizadas audiências públicas no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir sobre a legalização ou não do aborto de fetos anencéfalos. Na audiência de hoje, 4, que começou às 9h, o ministro da saúde José Gomes Temporão falou que é a favor e que os hospitais brasileiros tem plenas condições de diagnósticar se o feto é ou não anencéfalo.
Segundo o ministro Temporão o Sistema Único de Saúde (SUS) têm plenas condições de avaliar durante os exames de rotina se a criança é ou não anencéfala, e em caso positivo a mãe é convidada a repetir o exame para tirar qualquer dúvida. O ministro afirma que a não antecipação do parto de um anencéfalo vai contra os direitos da mulher previstos na constituição.
Os ministros do STF, que darão em novembro o verticto, estão reunidos com representantes da sociedade contra e a favor e devem ouvir mais oito especielistas ainda hoje.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Lula diz que afastamento da cupúla da Abin é para dar transparência

Por: Suzano Almeida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou hoje, 2, que o afastamento da cupúla da Angência Brasileira de Inteligência (Abin) foi uma forma de demonstrar transparência nas investigações e pediu que se quem têm as informações, que levaram as denúncias da revista "Veja", quiser facilitar as investigações ele (Lula) agradece.
As denúncias partiram de um agente que não foi identificado pela "Veja" e acenderam o receio nos três poderes.

Depoimento na CPI dos Grampos

O chefe de segurança do presidente, Jorge Félix, afirmou, hoje, em depoimento na CPI do Grampos confiar no diretor-geral da Abin, Paulo lacerda, que foi afastado pelo presidente Lula. Jorge Félix falou que a ficha de serviços prestados por Lacerda é imprecionante e que ele é um servidor experiênte.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Grampos ilegais da Abin provocam revolta

Por: Suzano Almeida

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, reuniu-se hoje, 1º, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que segundo o porta-voz da presidência, demonstrou preocupação com as denúncias que envolvem supostos grampos feitos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A matéria publicada na revista "Veja" também cita o nome do senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
Durante a reunião, com o presidente Lula, Mendes teria comentado estar preocupado com os constantes fazamento de informações relacionadas ao seu nome e espera que o Executivo tome as providências cabíveis.
No senado o senador Demóstenes Torres afirmou que a atitude da Abin é uma "canalice", e exigiu que o presidente Lula faça algo, em relação a punição dos responsáveis. Demóstenes deve acompanhar o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN) em reunião no palácio do Planalto, ainda nesta tarde.
O presidente Lula, ainda, deve levar o assunto a reunião de coordenação política que fará com seus principais ministros.

Fonte: g1.globo.com