segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Até logo...

O blog Eternidades da Semana (http://suzanonews.blogspot.com) foi criado a partir da crença de as pessoas têm direito a informação, e na intenção de aumentar a frequência com que alguns alunos da Faculdade JK/Anhanguera tinham em publicar suas matérias. Desde julho de 2008 foram 70 post's, contando com este, em todos sempre existiu a intenção de levar a melhor noticia, ou que achavamos o mais importante naquele momento.
Aqui tivemos a participação de pessoas como: Carla Dourado, Emerson Oliveira, Simone Vaz, Jéssica Almeida, que passaram um pouco daquilo que sabiam e aprendiam ao longo de seus cursos.
Hoje, porém, o blog vai se despedindo com a certeza de que a saudade virá, mas que sempre que possível estaremos postando algumas notas. É com pesar que digo que as postagens diárias não estão sendo mais possíveis, daí o blog vai passar por algumas mudanças, que ainda vão demorar, mas que modificarão sua funcionalidade.
Ainda sim, aqueles que desejam fazer qualquer denúncia poderão envia-las para o endereço eletrônico: suzanonews@gmail.com , nele nos iremos receber as sugestões e até criticas posteriores a essa despedida.
Obrigado a todos os que acompanharam e participaram deste sonho que um dia será maior, esperamos estar juntos novamente em breve.

Suzano Almeida
Administrador e criador do blog Eternidades da Semana

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Visão: Eternidades da Semana

Eleições

Por: Suzano Almeida

Ao contrario do resto do país o Distrito Federal não possui eleições municipais, o que cá para nos é um alívio, mas o fato de estarmos no centro do poder conduz nossos olhos no mínimo para as eleição dos grandes centros, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e o que mais incomoda nossos ouvidos são as noticias de ameaças e assassinatos de candidatos. O Rio de Janeiro, que passa por tempos difíceis, teve mais uma prova do seu pior veneno: a guerra civil em que o estado se encontra e que não é de hoje, mas de anos a fio.
Mais um político foi assassinado, e mesmo com a presença da Força Nacional e do Exercito os criminosos não se intimidam e continuam mandando e desmandando nas favelas e comunidades do estado. Não podemos também esquecer que essa é uma prática que ocorre em outros estados do país, e não é exclusividade do Rio.
A democracia é ameaçada dia após dia, e a população eleitora é vitima da omissão dos governantes que não possuem políticas de combate a violência e ao tráfico, e a única coisa que sabem é usar a força, não lembram que todo esse "exercito", que se levanta contra o Estado, só existe porque não são feitas políticas de base.
Quando se fala em políticas de segurança publica os ignorantes de plantão logo pensam em carros, armas, mais policiais, e não pensam em mais escola mais empregos dentro das comunidades e favelas. Preferem mandar um soldado, pai de família que ganha uma ninharia, para o morro dar tiros ao léu na intenção de matar ou morrer.
A democracia é poder do povo que elege, mas é dever do governante manter-la sempre na mão deste povo.
Para a própria segurança dos políticos que querem uma mudança real, e que por isso são vitimas de bandidos e milícias, usem a sociedade, cobrem dos que já estão a mais tempo lá no poder uma real mudança. Mudança de atitudes deles que não recebem ameaças porque já estão a tanto tempo sem incomodar os bandidos, que os próprios bandidos preferem que eles continuem no poder.
Acorda povo Brasileiro! Se seu candidato não incomoda os setores que prejudicam a democracia, ou que não incomodam a bandidos e corruptos ele pode ser um.

Deixe-nos seu comentário.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Pega fogo na reta final do Brasileirão

Nunca um Campeonato Brasileiro foi tão emocionante. Depois de 30 jogos, cinco times têm plenas condições de ser campeão, sendo que do 5º colocado, o Flamengo, para o 1º, o Grêmio, a diferença de pontos é de apenas de quatro pontos, respectivamente 52 a 56. Isto tudo por conta da rodada deste fim de semana que contou com a vitória do Cruzeiro sobre o Atlético Mineiro, levando-o à vice-liderança com 55 pontos, o mesmo número de pontos do 3º colocado Palmeiras, que empatou com o São Paulo, 4º com 53.
Sem dúvida a maior decepção da rodada foi a derrota do Grêmio para a Portuguesa por 2 a 0 no Canindé. Caso vencesse o time gaúcho abriria quatro pontos para o segundo colocado, o Cruzeiro. O time mineiro foi o maior beneficiado da rodada ao vencer o rival, Atlético e empatar em números de pontos com o Palmeiras, mas ter a vantagem de uma vitória a mais.
O campeonato Brasileiro ainda tem oito rodadas: quem se arrisca no palpite?

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Polícia civil de todo País pode paralisar

Após o conflito entre Polícias Civis e Militares ontem, 16, em frente ao palácio dos Bandeirantes o sindicato nacional dos Policiais Civis afirmou hoje, 17, que caso o governo do Estado de São Paulo não se prontifique rapidamente em iniciar uma negociação quanto aos reajustes de salários dos policiais paulistas, a paralisação será a nível nacional de pelo menos um dia.
O sindicato afirmou que vai procurar apoio dos parlamentares no Congresso Nacional e se mostrou indignado com a atitude do governador José Serra, que não negociou com os policiais e jogou a responsabilidade para a disputa eleitoral.
Caso não haja negociação a paralisação deve ocorrer na próxima semana.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Mais um vexame da Seleção

Por: Suzano Almeida

A Seleção brasileira de futebol deu mais um vexame nesta quarta-feira, 15, e em pleno o Maracanã empatou em 0 a 0 com a Colômbia. Nos últimos três jogos em território nacional o Brasil não conseguiu vencer, provocando a irá da torcida contra o técnico Dunga que teve que aturar os gritos de "adeus Dunga" e "burro". Mesmo com o empate o Brasil permanece em segundo na classificação das eliminatórias para a Copa de 2010, 1 ponto a frente da Argentina e do Chile e 6 pontos atrás do líder Paraguai.
Com uma saída de bola muito lenta e com a falta de criatividade dos jogadores brasileiros, a Seleção do técnico Dunga não conseguiu vencer a defesa da retrancada Colômbia, que por sua vez também não era muito efetiva em seus ataques.
Os principais jogadores do Brasil não produziam o necessário, mesmo com o entrosamento de alguns jogadores que jogam juntos, como Robinho, Elano e Jô (do Manchester City, da Inglaterra) e Kaká e Alexandre Pato (do Milan, da Itália) o Brasil estava lento e desorganizado. Mais uma vez o técnico Dunga não fez boas alterações, principalmente por ter que substituir dois jogadores machucados, Robinho que deu lugar a Pato e Juan que saiu para a entrada de Thiago Silva. A outra substituição foi a saída de Elano para a entrada de Mancini.
O Brasil tentou precionar nos últimos minutos, mas sem eficiência e saiu, mais uma vez vaiada de campo pelos torcedores.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

De olho na crise mundial

Depois da pior semana, desde o inicio da crise nas bolsas de valores de todo o mundo, esta semana começa um pouco melhor, principalmente depois do anúncio da disponibilização de R$ 100 bilhões feita pelo Banco Central brasileiro (BC) para socorrer a Bovespa. Com a ajuda das bolsas da Ásia e da Europa, que se recuperaram em seus pregões, a Bovespa chegou a passar dos 8% de recuperação. A expectativa agora é que esta recuperação se mantenha alta até o fim do dia.

Palavra de Especialista

O economista e professor da faculdade JK/Anhaguera, Luiz Augusto Pontual, falou ao Eternidades da Semana sobre a crise e as turbulências que não permitem a reação do mercado, e deixou claro que ninguém tem certeza das consequências da crise nos próximos dias.
Segundo Pontual os pacotes de socorro aos mercados, disponibilizados pelos BC da Europa e dos Estados Unidos, não tiveram o resultado imediato, mas que não se sabe se eles obtiveram ou não sucesso, já que sua intenção eram socorrer bancos e títulos podres. Evitando quedas maiores em cadeia. E que, segundo autoridades do mundo financeiro, não há ideia das proporções da crise.
Segundo a queda nas bolsas da Ásia devem sim ter impactos no mercado, mas que há de se esperar ainda pelos efeitos dos pacotes economicos lançados pelos países ricos.
Pontual também afirma que o governo brasileiro está procurando cuidar do mercado, e que algumas medidas estão sendo tomadas. Apesar do crédito sofrer reduções ele acredita que alguns setores, como o de exportações de alimentos, poderam se beneficiar com isso graças a alta dólar. Porém os de produção tecnológica, como televisores e computadores, já começam a passar por dificuldades por terem que importar componentes, e na tentativa de amenizar as perdas deram férias coletivas e reduziram sua produção.
Alguns dos motivos da crise, segundo Pontual, são as disputas internas dos órgãos fiscalizadores americano que foram negligentes ao permitirem a liberação de crédito ao léu. E principalmente a irresponsábillidade criminosa do governo Bush, que não previu algo desta magnitude.

sábado, 11 de outubro de 2008

Especial: Como eles vêem o futuro


Por: Suzano Almeida


Não há como contestar que os tempos estão mudando, e estão mudando muito rápido, a expectativa de vida já chega a 72 anos em média para homens e mulheres, e cai drasticamente para os jovens que morrem mais, entre 16 e 24 anos (segundo dados do IBGE), principalmente nas periferias, reflexo da violência e da omissão dos governantes. Porém surge uma nova geração cercada de novas tecnologias e esperançosa de que dias melhores virão. É ela que enxerga a esperança que muitos de nós já começa a perder.Foi isto que com emoção conseguimos apurar junto às crianças do CAIC Bernardo Sayão, na Ceilândia.

Jadyson do Carmo Cabral, oito anos, que ser do IBAMA, e é uma daquelas crianças de encher os olhos de qualquer cético, por tamanha fé demonstrada a nossa reportagem: “Eu tenho certeza que muitas coisas ruins vão acontecer, mas aí Jesus vai voltar”.

Já Kevin,10, deseja se formar em biologia, e tem em sua voz a esperança que muitos de nós já deixamos escapar: “O mundo vai virar um paraíso e a violência vai acabar”.

Há algumas crianças que até desentoam desse discurso, pois já convivem com o sentimento que consome a sociedade, é o caso de Sara Luiza, oito anos, que sonha em ser professora, e não esconde em seu semblante a preocupação com seu futuro: “o futuro vai ser violento. Hoje muitas pessoas estão morrendo por causa da violência”.

Vitória Cristina, seis anos, vai ser professora, e tem em seus gestos e em sua voz a docilidade do futuro que esquecemos de buscar: “daqui trinta anos a Terra vai ser melhor e as pessoas vão ser melhores”.

Daniel Catuama, seis anos, pretende ser policial, e diz com convicção: “o mundo vai estar mais legal. Vai ter menos guerra e menos violência”.

Matheus Felipe, 10 anos, possui um coração de ouro, quando adulto que ser advogado para ajudar os que precisam de ajuda, e conta com a esperança em seu coração: “vai haver muitas melhorias, menos violência, menos guerra e os pais não vão brigar”.

Em todas as crianças entrevistadas foi fácil ver o afeto que elas possuem por seus professores mesmo em tempos difíceis entra alunos e mestres. Eles têm na imagem da escola uma porta para dias melhores. Kevin acredita que ela ajuda a pensar no futuro.

Quanto ao desmatamento Jadyson é categórico ao afirmar que quem polui está destruindo sua própria casa. Não é à toa que está geração é chamada uma nova civilização, pois como diria Carlo Maltz: “vamos perdoar aquela gente que não soube enxergar um pouco na frente... vamos celebrar a nova civilização que já nasceu cuidando bem para não perder tudo também”.

Está ai um novo caminho para quem procura esperança.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Promotor acusado de assassinato volta ao MP

Por: Suzano Almeida

O promotor publico, Thales Ferri Schoedl, acusado do assassinato de Diego Menezes Modanez, 20 anos, no dia 30 de dezembro de 2004, foi reintegrado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao cargo de promotor ontem, 7, pelo ministro Carlos Alberto Menezes Direito. O ministro afirmou que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) não tem competência para julgar este caso e reintegrou Shoedl ao cargo de promotor. Com isso o acusado volta a ter fórum privilegiado, além de receber sem trabalhar, já que está afastado do cargo, um salário superior a R$ 18 mil por mês.
O ministro Menezes Direito resolveu que o CNMP não tem a compêtencia necessária para acabar com a vitalisse de um promotor. Com esta decisão Thales foi reintegrado ao cargo de promotor, do qual havia sido exonerado, e que por está suspenso não exercerá suas funções até o fim do julgamento, mesmo assim ele volta a receber um salário de R$ 18.009,75 e a ter fórum privilegiado, ou seja, o promotor não será julgado por jurí popular.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Bovespa pára por duas vezes

Por: Suzano Almeida

A bolsa de valores de São Paulo parou pela segunda vez em menos de meio dia. A queda das bolsas pelo mundo provocou a primeira queda de 10%, o que paralisou por uma hora, na volta a Bovespa despencou 15% o que paralisou mais uma vez a bolsa e provocou o caos.
O pacote de medidas para salvar, ou pelo menos amenizar a crise do sistema financeiro americano, lançado na semana passada pelo presidente George W. Bush, e aprovado pelo congresso com grande demora, não foi suficiente para acalmar o mercado. As bolsas da Europa e dos Estados Unidos também caíram e fizeram os investidores de países emergentes fugirem dando uma queda gigantesca nas bolsas.
O pior ainda pode estar por vir, isto porquê os especuladores não interpretaram o pacote americano e continuam produzindo caos pelo mundo.

sábado, 4 de outubro de 2008

Brasil goleia Rússia pela Copa do Mundo de Futsal

Por: Suzano Almeida

A Seleção Brasileira de Futsal venceu a Rússia hoje, 4, por 7 a 0, no Nilson Nelson. A Seleção que não contou com a presença de Falcão na maior parte do tempo, por opção do técnico, passou com certa facilidade, já que o confronto contra a Rússia era considerado o mais dificil da chave.
Com um bom público no ginásio Nilson Nelson o Brasil impôs sua força e venceu com gols de Lenísio (2), Falcão, Schumacher, Ciço, Vinícius e Pudnikov (contra). Com a vitória o Brasil garantiu sua classificação e agora joga a ultima partida da fase de classificação contra Cuba, também no Nilson Nelson, quarta-feira às 10h30 (horário de Brasília).

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Brasil e Portugal no novo Bezerrão

Por: Suzano Almeida

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, confirmou nesta terça-feira, 30, que o jogo de reinauguração do Bizerrão terá a presença da Seleção Brasileira de Futebol, e será contra o selecionado de Portugal no dia 19 de novembro.
O estádio foi reformado para abrigar os treinos das seleções que vão disputar a Copa do mundo de 2014 no Brasil e para servir de campo para o time do Gama, que está disputando suas partidas no Mané Garrincha, outro estádio que vai passar por reformas para sediar a copa.
Quanto a Seleção, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que irá utilizar seus principais jogadores.