terça-feira, 10 de março de 2009

Protógenes - O cavaleiro das trevas

Por Suzano Almeida
Do Etenidades da Semana

Assim como Batman, o delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, pode ser chamado de "o cavaleiro das trevas". O delegado que é investigado pela própria PF conseguiu colocar atrás das grades um dos homens mais poderosos do país, Daniel Dantas, sócio-fundador do banco Oppotunity e acusado de ser mentor no desvios de verbas publicas.
Protógenes é acusado de se utilizar de escutas ilegais durante a Operação Satiagraha e assim conseguir provas contra os acusados do processo.
A justiça brasileira e o seus "Coringas" insistem em querer incriminar o mocinho da história, mostrando a face de um monstro. Mas se tivéssemos outros Batmans justiceiros, como Protógenes, quem sabe os poderosos não teriam um pouco mais de medo antes de acharem que iriam escapar da justiça sem punição?
O certo que o delegado Federal deveria ser aclamado e não perseguido, mesmo se provada as irregularidades do caso Satiagraha - com exceção nos casos em que pessoas inocentes tenham sido investigados - , ainda sim um bandido foi para a prisão, dinheiro público irá voltar aos cofres, pessoas se sentirão mais seguras. Protógenes é a exata figura do Homem-morcego: um héroi que não pode ser héroi, pois para os poderosos não passa de um justiceiro que a população o aclama.
Onde está o comissário Gordon para defende-lo?

"Um héroi que não pode ser héroi".

Nenhum comentário: